terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Subsídios para as lições - Maternal - 0-2 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
A criação de Deus - A proteção e o cuidado de Deus
  • Lição 8 - Deus criou os peixes e as baleias

    Leitura Bíblica Gênesis 1.20-23

    II. De professor para professor
    Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Deus criou os peixes e as baleias.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • As palavras-chave da aula de hoje são “PEIXES E BALEIAS”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do Céu criou os peixes e as baleias.

    III. Para refletir
    • Professor, planeje e conduza a sua aula de maneira que seus alunos sintam-se acolhidos, com liberdade para fazerem as perguntas que desejarem.

    Tenha certeza de que a sua ministração esteja atingindo suas mentes e seus corações. Jamais ignore qualquer atitude que sinalize que os objetivos possam não ser alcançados. Pois o tema em questão é essencial para a formação de uma criança convicta de sua fé no Criador.

    Nossa responsabilidade é grandiosa, porém temos um Deus Todo-Poderoso que fará uma obra completa nas mentes e nos corações de nossos alunos.

    IV. Conversando com a tia
    A capacidade de praticar a empatia é uma das virtudes mais abençoadas que pode ter o professor da Escola Dominical, pois através dela, ele pode realmente compreender muito melhor os seus alunos, colocando-se no lugar deles, sempre que for necessário.

    O professor que desenvolve a capacidade de empatizar-se com seus alunos pode facilmente sentir o universo individual de cada um deles, passando a compreender suas virtudes e dificuldades muito melhor.

    Isso o tornará mais tolerante e amoroso e renderá, sem dúvida, muitos dividendos traduzidos em carinho e afeição, por parte deles.

    Não foi por acaso que, na parábola de Jesus, o sacerdote e o levita passaram longe daquele homem ferido por salteadores, na estrada de Jericó (Lucas 10.3-37). Eles eram egoísta demais para praticar a empatia. O samaritano, porém, “... vendo-o, moveu-se de íntima compaixão” (Lc 10.33), isto é, sentiu a aceitação de extrema necessidade daquele homem, empatizou-se com ele, e lhe deu toda a ajuda necessária.

    O professor que aprendeu a praticar a empatia com seus alunos, também é capaz de “mover-se de íntima compaixão” pela necessidade que eles têm de aprender os preciosos ensinamentos da Palavra de Deus. Uma aula ministrada de maneira empática será uma aula sensivelmente melhor conduzida.

    Todo o ser humano possui uma necessidade básica de ser compreendido. Essa necessidade de compreensão, em função das próprias circunstâncias que envolvem o processo de ensino, é evidente no que diz respeito à relação professor- aluno.

    Suprir essa necessidade e efetivamente melhorar essa relação é responsabilidade do professor. Isso ele só conseguirá se praticar a empatia.

  •  AYRES. Antonio Tadeu. Como tornar o ensino eficaz. Rio de Janeiro, Ed. CPAD. 

     IV. Sugestões
    Depois da história bíblica reúna as crianças em círculo. Mostre novamente os visuais e ressalte que Deus criou os peixes e as baleias. Pergunte se alguma criança sabe o nome de algum peixe. Depois, peça que as crianças dêem as mãos. De mãos dadas, ore com a turma agradecendo a Deus pelo belo mundo que Ele criou.

    Tenha uma boa aula e que Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário