Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas
Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Vivendo em Sociedade
Lição 7- Quem precisa de amigos?
Texto Bíblico: 1 Samuel 18.1-15.
Professor, explique aos seus alunos que Deus pode e quer ser o melhor amigo do ser humano.
Comente que Abraão desenvolveu ao longo de sua vida uma relação indiscutível de amizade com Deus. É possível nutrir esse tipo de relacionamento com o Senhor porque Ele é um Ser Pessoal, não uma força ou um fluído energético, mas o Espírito singular e pessoal, criador do universo e de todas as criaturas existentes. Abraão nutriu essa amizade de modo objetivo, ainda que num plano espiritual. Como Ser Pessoal, o nosso Deus criou o homem à sua semelhança (Gn 1.26-28), e por isso, como seres pessoais, possuímos todas as características de personalidade, tais como inteligência, vontade e sentimento. Em vários textos bíblicos, Abraão é tratado como “o amigo de Deus” (2 Cr 20.7; Is 41.8; e Tg2.23).
Por isso, podemos e devemos ter amigos nesta terra, mas devemos saber escolher. Existem algumas qualidades na relação inter-pessoal que são elementos essenciais à existência de uma amizade profícua e firme. Então professor, escreva na lousa as qualidades citadas abaixo e explique aos alunos que elas são necessária para o estabelecimento de uma verdadeira amizade:
1 – Confiança. Uma amizade verdadeira é baseada numa confiança mútua.
2 - Cordialidade. A palavra cordialidade tem o sentido de afetuosidade. O seu prefixo latino cordis significa coração. Os bons amigos desenvolvem uma relação afetuosa entre si demonstrada em atitudes de ternura, de afeto.
3- Informação. Entre amigos não existem segredos que não sejam compartilhados. Os amigos compartilham suas vidas uns com os outros e não escondem qualquer novidade de que saibam.
4 - Lealdade. Ser leal implica franqueza e honestidade entre as pessoas amigas. Uma amizade é construída na franqueza e na sinceridade. Não pode haver atitudes mesquinhas e mascaradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário