Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas
Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Papai do Céu e eu
Lição 9- Papai do céu me dá saúde!
Texto Bíblico: 2 Reis 5.1-16.
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do céu nós dá saúde.
• Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.
• A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “saúde”. No decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu me dá saúde”.
II – Para refletir
“A vida pode dar voltas inesperadas e dolorosas. Uma garotinha de Israel descobriu-se um prêmio de guerra. Ela tornou-se uma escrava, propriedade da família de Naamã. Mas ainda que a história se desenrole de forma contrária ao que poderíamos esperar ao invés de auto piedade, encontramo-la compadecendo-se de seu mestre; ao invés de desejar o mal àquele que a tinha capturado, ela espera o seu bem-estar. Ela não estava arrasada por sua desventura e ergueu-se acima de tudo isso.
Naamã, o mestre dessa garotinha, era um comandante sírio bem-sucedido. Mas também era leproso. Em Israel, uma pessoa com lepra era excluída. Os sofredores eram obrigados a anunciar sua imundícia a todos que estivessem próximos.
Com uma fé simples, a garotinha sugeriu à esposa de Naamã que ele fosse ver o profeta de Deus em Samaria, pois tinha certeza que Eliseu seria capaz de realizar a cura. Deve ter havido uma nota de convicção em sua sugestão, porque Naamã a levou a sério. Finalmente ele foi curado por Deus.
Às vezes tudo o que podemos fazer é indicar Deus às pessoas. Todavia, por isso Já realiza grandes coisas. A fé de uma criança pôs em ação uma cadeia de eventos os quais Deus recebeu a glória. Devíamos estar alertas às mesmas oportunidades hoje. O Senhor pode realizar milagres através de nossas pequenas ações”. Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD.
III – Regras prática para professores
Os professores precisam se colocar no lugar dos seus alunos e tentar sentir o que eles sentem, pensar como eles pensam e vivenciar o que eles vivenciam. Deixar de lado o fato de já conhecerem a lição, sempre lembrando de que os alunos não conhecem. Não podem permanecer em seu próprio mundo, tentando lhes falar através de um grande abismo, como se eles estivessem distantes. Tentem tocar o mundo em que eles vivem. O processo de ensino se tornará uma grande aventura. Texto adaptado do livro Educação que é Cristã, CPAD.
IV - Atividades
Você vai precisar de círculos de cartolina, lã, caneta hidrográfica, tesoura, cola branca e cola colorida.
Procedimento:
1º Passo
Recorte vários círculos de cartolina.
2º Passo
Coma a fita adesiva fixe o palito de churrasco atrás do círculo.
3º Passo
Passe cola branca em outro círculo e fixe no primeiro, na parte onde está o palito afixado. Desenhe uma carinha feliz de um lado e uma triste do outro.
4º Passo
Distribua entre as crianças: fios de lã, cola colorida.
5º Passo
Ajude-os a fazer o cabelo, e peça-os para fazer as gotinhas no rostinho triste, que representaram à doença.
Comente com as crianças que Naamã ficou muito triste quando ficou dodói. Mas depois que Papai do céu o curou ele ficou muito feliz.
Desenvolva a seguinte brincadeira com as crianças: quando você disser: Naamã ficou doente! Elas deverão mostrar a carinha que representa a tristeza, Papai do céu curou Naamã, deverão mostrar a carinha que representa a felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário