terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lição 7 - 3º Trim. 2013 - Maternal - 3 e 4 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas



Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Papai do Céu e eu

  • Lição 7- Papai do céu me dá amigos!

    Texto Bíblico: 1 Samuel 18.1-5;19.1-6



    I - De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do Céu nos dá Amigos
    •    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

    A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Amigo”.

     No decorrer da aula repita a frase: “Papai do Céu nos dá Amigos”

    •    II – Para refletir

    “A aliança da amizade”

    A profunda amizade entre Jônatas e Davi é surpreendente por uma série de razões. Primeiro, Deus escolheu Davi e não Jônatas (filho de Saul e príncipe de Israel) para ser o segundo rei de Israel. Segundo, o pai de Jônatas, Saul, sentia intenso ciúme de Davi e tentou repetidamente matá-lo. Terceiro, Davi era um indivíduo multitalentoso, muito mais popular com as massas do que Saul ou Jônatas.

    Jônatas e Davi deviam ter sido pelo menos cautelosos um para com o outro, senão inimigos declarados. Contudo, eles foram capazes de superar esses obstáculos em potencial e construir uma amizade exemplar. Talvez a qualidade excepcional de sua amizade fosse à lealdade. Aquela lealdade estava fundamentada numa profunda devoção a Deus. Esse maior compromisso foi o que capacitou a amizade deles a não apenas sobreviver, mas crescer em tempos de confusão e conflito.

    Você é um amigo para todas as horas? Você foge de relacionamentos quando as dificuldades surgem? Você defende um amigo sob ataque?

    Você pode regozijar quando os amigos são bem-sucedidos, ou se sente secretamente ciumento e magoado? Se seus relacionamentos humanos são fracos, examine a profundidade de sua lealdade a Deus. Você pode se surpreender com o que vai descobrir. Amizades maravilhosas são sustentadas pela lealdade ( Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).

    •    III – Regras prática para professores
    As crianças revelam os seus sentimentos muito facilmente. Suas ações são pistas para o conhecimento do seu interior. Estão nos primeiros estágios da aprendizagem de como lidar com seus sentimentos e de como agir “em sociedade”. A experiência do maternal deve ajudá-las neste processo. Aprender a conhecer a si mesmo, a conhecer os seus sentimentos, a interagir com os outros e aceitar-se, sentindo-se seguro no próprio mundo são algumas das muitas tarefas deste estágio da vida.

    Estes aspectos do desenvolvimento infantil não podem ser dissociados do seu desenvolvimento intelectual, pois a personalidade de uma criança é formada de um todo. O crescimento emocional é fundamental para o crescimento intelectual e o crescimento intelectual é primordial para o manejo das relações com os outros.

    Embora não possamos dividir os vários aspectos da personalidade é correto dizer que, no maternal, o professor deveria dar mais atenção ao crescimento emocional do que ao intelectual (Texto extraído do livro Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD).

    •    IV - Atividades

    “Cinturão da amizade”

    Você vai precisar de grampeador, cartolina colorida, tesoura e caneta hidrográfica.

    Procedimento:

    1º Passo – Previamente recorte vários corações de cartolina.

    2º Passo – Com o auxilio da caneta hidrográfica escreva o nome das crianças.

    3º Passo - Una os corações grampeando e coloque nas crianças, formando um cinto.

    No término da aula repita a frase do dia com as crianças. “Papai do Céu nos dá Amigos” e juntos agradeçam a Deus pelos amigos que Ele têm lhes dado.

    Obs. Observe para que no cinto não tenha o nome da criança que o está usando.

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