quinta-feira, 5 de março de 2015

Lição 10 - 1º Trimestre 2015 - ADULTOS - NÃO FURTARÁS.

Lição 10

Não furtarás
1° Trimestre de 2015
rev-adultos
INTRODUÇÃO
I – O OITAVO MANDAMENTO
II – LEGISLAÇÃO MOSAICA SOBRE O FURTO
III – SOBRE OS DANOS MATERIAIS
IV – O TRABALHO
CONCLUSÃO
“NINGUÉM OPRIMA OU ENGANE A SEU IRMÃO EM NEGÓCIO ALGUM”.
1 TESSALONICENSES 4.6
Na aula desta semana, aprenderemos com relação ao mandamento de Deus que condena a prática do furto (Êx 20.15). No Antigo Testamento, este ensinamento divino trata de maneira específica com relação às diversas formas de furto e danos materiais provocados ao próximo. Contudo, nos deteremos à outra maneira de furto que tem sido predominante nos dias atuais, até mesmo entre aqueles que se dizem evangélicos. O apóstolo Paulo ressalta na primeira carta direcionada aos Tessalonicenses que “ninguém deve oprimir ou enganar a seu irmão em negócio algum” (4.6a). Sendo assim, independentemente do modo como o engano e a defraudação é cometido, tal prática não corresponde à conduta dos que servem a Deus, e sim aos que não possuem o conhecimento da Palavra da Verdade.
Em vista disso, o Senhor Deus repudia a desonestidade, e como conclui o apóstolo Paulo, “o Senhor é vingador de todas estas coisas” (1 Ts 4.6b). Considerando essas afirmativas, o professor poderá enfatizar aos seus alunos que, tratando-se de honestidade, há coisas que são lícitas aos olhos humanos, porém não estão em conformidade com a vontade de Deus expressa em sua Palavra. Ressalte que Deus espera abençoar-nos em tudo quanto precisamos, porém, Ele não aprova a atitude dos que adquirem bens materiais de forma desonesta nem os que usam de engano a ludibriar seu semelhante em coisa alguma. Porquanto, Deus trará a juízo todas as coisas que estão em oculto (Ec 12.14).

I. A prática do engano e da defraudação
Em face disso, precisamos nos atentar à conduta cristã em nossos dias. Há muitos que já não vêem problema algum em compactuarem com as práticas ilícitas que predominam no cotidiano dos infiéis, como por exemplo, a compra de material pirateado. Para muitos, a justificativa é o elevado valor que os comerciantes vendem os CDs e DVDs originais. Isso estaria impossibilitando as pessoas menos favorecidas economicamente de adquirir o material. Além disso, há muitos outros bens materiais e serviços prestados de forma ilegal, que cobram um valor mais barato, enfim, são exemplos de maneiras ilícitas de adquirir benefícios que muitos concordam.
Entretanto, o Senhor não aprova que seus servos compartilhem de tais práticas, visto que estes produtos não pagam devidamente os impostos e, muitas vezes, o dinheiro arrecadado serve a fins ilícitos que, obviamente não são os mesmos que o Reino de Deus aprova.
Outra atitude reprovável é o fato de muitos que se dizem cristãos, negligenciarem o pagamento de dividas que adquiriam indevidamente. As Escrituras afirmam quanto ao voto: “Melhor é que não votes do que votes e não pagues” (Ec 5.4). Embora a presente passagem se refira ao voto dirigido a Deus, aprendemos o principio de que não devemos adquirir bens ou serviços que não poderemos arcar com as dívidas contraídas. Em tal caso, é melhor rever o planejamento financeiro para que não estejamos inadimplentes. Assim sendo, é dever do cristão manter as contas em dia, pois isso é a demonstração de um bom testemunho diante dos homens.
Portanto, Deus não se agrada dos que tem o mau hábito de assumirem compromissos que não podem arcar, visto que tal prática não corresponde à conduta dos que servem a Deus, e sim aos que não possuem o conhecimento da Palavra da Verdade.

II. Deus abomina a desonestidade
Assim sendo, o Senhor espera ver em seus servos frutos dignos de arrependimento. Visto que, é indispensável que se note a prática de obras de justiça naqueles que nasceram de novo. Tais obras não são para a justificação perante Deus, pois somos justificados mediante a fé (Rm 4.3-5; 5.1), mas para justificação perante os homens como testemunho de que verdadeiramente somos novas criaturas em Cristo Jesus (2 Co 5.17).
O Comentário Bíblico Beacon, descreve a exortação de Paulo aos efésios (4.28) quanto à mudança de vida em relação ao furto: “Paulo exorta os leitores, alguns dos quais tinham o hábito de surripiar(furtar às escondidas) e roubar, a acabarem com toda forma de aquisição desonesta. Uma leitura superficial dá a entender que o roubo ainda era praticado por estas pessoas. Mas Hodge insiste que não se trata disso. A proibição é endereçada a quem tinha a reputação de furtar antes da conversão. Agora eles não se ocupam mais em tal atividade, sendo exortados a não cair na tentação de se apropriar do que pertence aos outros.
O apóstolo recomenda medidas positivas e neutralizantes. Antes, trabalhe (kopiato) tem a ênfase de ‘labuta com forte motivação’. Com mãos é, na interpretação de Moule, ‘obtendo a ganho honesto por esforço honesto’. Os motivos para essa árdua labuta, não são apenas a recuperação e manutenção do caráter, mas a aquisição de bens para serem distribuídos a quem tiver necessidade, tornando-se membro contribuinte e útil à sociedade.
Philips traduz o versículo da seguinte forma: ‘O homem que costumava roubar deve abandonar o roubo e trabalhar honestamente a cada dia com suas próprias mãos, a fim de que tenha condições de dar àqueles que passam por necessidades’” (CPAD, 2006, p.171). Portanto, a prática da justiça é inerente à conduta cristã, mas para os que são desobedientes à Verdade, a vingança do Senhor não tardará em se cumprir (1 Ts 4.6b).

Considerações finais
Assim, podemos concluir que a prática do furto é um mal que danifica não somente as pessoas materialmente, mas também fere o princípio do mandamento real: “amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19.18b). Desse modo, qualquer negócio que visa tirar proveito do próximo ou mesmo defraudar a consciência de seu semelhante é pecado diante de Deus.
O Senhor repudia a desonestidade e certamente trará a juízo tudo quanto os homens praticarem debaixo do sol. Todavia, os que servem a Deus genuinamente não sentem a necessidade de compactuarem com “as obras infrutuosas das trevas” (Ef 5.11), visto que as suas obras são feitas em Deus. Que possamos prezar por uma conduta que agrade ao Senhor com um coração puro e uma vida que demonstre a prática da Palavra de Deus de forma honesta, pois esse é o testemunho do verdadeiro cristão mediante uma sociedade desacreditada de Deus.

Por Thiago Santos
Educação Cristã.
Publicações. CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário