terça-feira, 5 de setembro de 2017

Lição 11 - 3º Trimestre 2017 - Jesus, o Bom Pastor - Pré Adolescentes.

Lição 11

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
              Jesus, o Bom Pastor
3° Trimestre de 2017
preadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Mateus 18.10-14

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos conhecerão um pouco mais a respeito de Jesus. Ele é o Bom Pastor, e o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10.10). Jesus revelou seu lado pastoral na forma como cuidava e se preocupava com as pessoas, assim como por intermédio de seus ensinamentos. Na parábola da ovelha perdida, por exemplo, a figura do pastor que se mantém preocupado com uma única ovelha perdida ilustra a preocupação de Jesus pelas pessoas individualmente.
Alguém poderia dizer que era exagero do pastor se preocupar tanto com uma única ovelha perdida tendo em vista que a maioria permanecia segura no redil. Mas para aquele pastor, uma única ovelha tinha um valor inestimável. Assim também, para o Bom Pastor Jesus, as pessoas são mais importantes do que qualquer coisa. É interessante pensar no significado que cada pessoa tem para Jesus. Para o Bom Pastor, todos são igualmente importantes!
A ovelha perdida. As ovelhas eram um importante patrimônio econômico. A maioria das roupas usadas pelas pessoas comuns em Israel era feita de lã. As peles das ovelhas eram curtidas e usadas como couro. As ovelhas eram também os mais desejados dos animais sacrificiais e sua carne era servida nas festas e banquetes que com pouca frequência brilhavam na vida das pessoas de nível mediano.

Embora os pastores de ovelhas do século I tivessem uma posição social tipicamente baixa, todos estavam familiarizados com o cuidado com o que o bom pastor protegia o seu rebanho. À noite, o pastor contava cuidadosamente suas ovelhas para se certificar de que não estivesse faltando nenhuma. Se faltasse uma, ele não deixaria as outras sozinhas, mas encontraria uma outra pessoa para vigiá-las em seu lugar. Contudo, Jesus retrata este pastor deixando seu rebanho de forma apressada para encontrar a única ovelha que estava perdida. De algum modo, o pastor sentiu uma urgência terrível; e quando achou a ovelha, ele a apanhou em seus braços e a trouxe de volta ao aprisco com grande alegria” (Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 174).

Compreender o grande amor de Cristo pelas pessoas, ilustrado na parábola da ovelha perdida, é importante para que seus alunos tenham a segurança de que estão sendo bem cuidados na presença de Deus. É comum os pré-adolescentes pensarem que as pessoas não se importam com o que acontece com eles. Por esse motivo, é importantíssimo que saibam que podem contar com o cuidado de Jesus em qualquer situação que tiverem de enfrentar. Ele é o nosso melhor Amigo! A partir desta reflexão, converse com seus alunos a respeito do que sentem em relação a Cristo. Eles podem confiar no cuidado do Mestre? Sentem-se queridos por Ele? Quando estão passando por algum problema, depositam a confiança no Senhor por meio da oração? Ao final, explique que manter essa relação com Jesus é importantíssimo para que aprofundem a comunhão com Ele.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário