segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Lição 13 - 3º Trimestre 2017 - A Missão no Mundo - Pré Adolescentes.

Lição 13

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
                     A minha missão no mundo
3° Trimestre de 2017
preadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Mateus 5.13-16; Marcos 16.15,20.

Caro(a) professor(a),

Na lição desta semana, seus alunos serão conscientizados a respeito da missão que o Senhor nos chamou: pregar a Palavra de Deus. É importante que os pré-adolescentes entendam as razões pelas quais devemos realizar o trabalho evangelístico. Não basta apenas ensiná-los que é um dever realizar este trabalho, é preciso destacar que é um privilégio para cada um de nós sermos participantes da mais bela missão que alguém possa receber que é agregar almas para o Reino de Deus.
Um fato importante que deve ser considerado por professores e superintendentes da Escola Dominical é a importância de se identificar o que o aluno sabe a respeito do assunto abordado. Seus alunos precisam compreender o que é a salvação, de qual perigo estão sendo salvos e por que a salvação só é possível por intermédio de Jesus Cristo. São perguntas pertinentes que devem fazer parte da discussão em sala de aula. É importante que seus alunos entendam como se dá o processo e não apenas reproduzir as informações em sala de aula.

Se a classe de pré-adolescentes compreender a importância de estar na presença de Deus e o quanto são preciosos para Ele, então, sentirão o desejo de ajudar outros a alcançar a mesma salvação.

Neste caso para que os seus alunos despertem o interesse pela missão evangelística é necessário que a proposta seja apresentada por meio de estratégias que se utilizam de uma linguagem acessível e constituída de elementos da realidade de seus alunos. Geralmente, pré-adolescentes são facilmente influenciados e isso pode gerar uma via de comunicação que influencie outros da mesma idade.

Jesus utiliza a figura do sal e da luz para ilustrar como se dá essa influência dos crentes na sociedade:

“Se um tempero não tiver sabor, não fará diferença. Se os cristãos não fizerem um esforço para influenciar o mundo ao seu redor, serão de pouco valor para Deus. Se formos semelhantes ao mundo, não teremos importância. Os valores cristãos não devem ser misturados com os mundanos, a fim de que influenciemos as outras pessoas positivamente, da mesma maneira que o tempero na comida ressalta o melhor sabor.

Será possível esconder uma cidade no topo de uma montanha? Não, de noite, sua luz pode ser vista a quilômetros de distância.

Se vivermos para Cristo, brilharemos como luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente é. Mas esconderemos nossa luz: (1) se ficarmos quietos, quando deveríamos falar; (2) se juntarmo-nos à multidão; (3) se negarmos a luz; (4) se deixarmos que o pecado escureça a luz que há em nós; (5) se não explicarmos aos outros sobre a origem de nossa luz; (6) se ignorarmos as necessidades dos outros. Seja um farol da verdade, não oculte a luz de Cristo ao restante do mundo!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1224).

Converse com seus alunos a respeito da importância de serem sal e luz para o mundo. Aproveite para agendar com os alunos um momento para evangelizarem após a Escola Dominical. Prepare uma lista com o nome de cada aluno que tem faltado à aula. Peça seus alunos que orem pelos ausentes e marque com a turma uma visita à casa deles.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário