sábado, 17 de agosto de 2019

Lição 01 - 3º Trimestre 2019 - Jacó e Sua Grande Família - Primários.

Lição 1 - Ninguém Quer Ser Escravo

3º Trimestre de 2019
Objetivo: Que o aluno compreenda que o pecado escraviza.
Ponto central: Quem peca é escravo do pecado.
Memória em ação: “[...] Quem peca é escravo do pecado” (Jo 8.34).
Querido (a) professor (a), entramos em um novo trimestre e estamos prestes a iniciar uma nova jornada, até mesmo em nosso tema: “Conhecendo a viagem do povo de Deus pelo deserto”. Seus primários estão prestes a conhecer mais da bíblia e história do povo do Senhor; muitas aventuras, fé, desafios e milagres pela frente. Você está preparado?! 
Seus pequeninos são altamente contagiados pelas suas palavras, mas principalmente pelas suas ações e reações. Eles a observam em detalhes, para muito além da linguagem verbal. Percebem se você realmente está feliz em passar tempo com eles ou o faz por pura “obrigação”. Percebem se você acredita e/ou vive a Palavra que ensina a eles, etc. 
Portanto, sempre ore clamando ao Senhor para que renove em seu coração a chama e amor dEle pelo seu chamado, por cada pequenino de seu Reino. Assim como Jesus, isto é, a exemplo de seu Mestre, você também se faz caminho para o pedido do Rabi: “deixai vir a mim os pequeninos” (Mt 19.14).  Que ministério glorioso!
Nunca esqueça que seu trabalho no Senhor não é em vão. Algumas sementes levam mais tempo que outras para frutificar. Por isso, sua alma precisa encontrar satisfação no semear, que por si só é a expressão do amor de Deus que alcançou e salvou a todos nós. 
Para começar, nesta primeira aula vamos abordar um tema delicado e vergonhoso da humanidade: escravidão, que do ponto de vista histórico é uma atrocidade recente até mesmo em nosso País, com muitas consequências que perduram até hoje.
Nesta faixa etária seus alunos já estão estudando isso em suas escolas e é interessante lhes oferecer também o ponto de vista divino sobre o assunto, o quanto o Pai Criador se entristece de ver suas criaturas fazendo tamanha crueldade com seus semelhantes. Se puder, faça uma pesquisa sobre a escravidão no Brasil, leve livros de história que você dispuser, ilustrações apropriadas à faixa etária deles e converse sobre como acham que o coração de Deus ficou diante da escravidão de preciosos filhos que Ele mesmo criou. Aborde quão pecaminoso, triste e inaceitável é também o racismo – uma das sequelas da escravidão que infelizmente ainda está presente em nossa nação.  
Essa consciência social é uma marca crucial para um genuíno cristão, para quem tem de fato traços da mente e sentimentos de Cristo. E nunca é cedo demais para trabalhá-la.  Portanto, aproveite esse gancho como uma rica oportunidade para abordar essa questão em sua classe, explicando que nenhum ser humano é melhor do que o outro e devemos, como Jesus, amar a todos – não importando nossas peculiaridades e diferenças, sejam físicas, de gostos, personalidade, religião, etc. 
Este também é um ótimo link para abordar o assunto do bullying, quando uma criança inferioriza, persegue, machuca a outra, geralmente por uma característica física diferente. Pergunte se eles sabem o que é bullying; se já passaram por isso; como se sentiram; se já viram alguém passar; se já fizeram; se acham certo/divertido; o que Jesus faria se visse alguém sofrendo bullying... Neste momento esteja atenta caso perceba que algum caso narrado necessita de um especial cuidado.
Deus te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário