sábado, 17 de agosto de 2019

Lição 01 - 3º Trimestre 2019 - O Que é Ética Cristã - Juvenis.

Lição 1 - O que é Ética Cristã

3º Trimestre de 2019
“Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos” (Sl 19.8).
OBJETIVOS
Conceituar Ética;
Diferençar Ética e Moral;
Apresentar a Ética na perspectiva cristã;
Expor a importância da Ética Cristã para a vida.

ESBOÇO DA LIÇÃO
O QUE É ÉTICA
ÉTICA E MORAL
A ÉTICA SOB A PERSPECTIVA CRISTÃ
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA CRISTÃ PARA A VIDA
Querido (a) professor (a), já entramos no penúltimo trimestre do ano. Tantos foram os compromissos, desafios, lutas, livramentos, conquistas... Você pode parar por um momento e fazer uma breve recapitulação?! Não só no âmbito ministerial, em classe com seus alunos, mas também na esfera pessoal. Esta pausa com reflexão é muito importante para nos renovarmos no Senhor e podermos avançar com os pés bem firmados nEle.
Você é um instrumento de Deus para transmitir a Palavra do Senhor aos seus juvenis. Por isso, renove-se nEle, comece esta nova etapa refletindo, como nesta oração de Moisés, registrada como o mais antigo salmo da bíblia:
“Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).
Perceber que a vida é curta nos ajuda a usar o pouco tempo que temos mais sabiamente e para o bem eterno. Reserve um momento para “contar seus dias” e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer? Que pequeno passo tenho de dar em direção a tal propósito hoje? (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 797)
O tema deste trimestre é de fundamental importância para a Igreja, especialmente no atual cenário político-social ao qual nos encontramos como nação. A corrupção age como metástase de um câncer em nossa sociedade, desde o Congresso Nacional, passando inclusive pela Bancada Evangélica na Câmara, descendo até as camadas mais profundas de todo o nosso País. E infelizmente também dentro das igrejas. Como o nosso Mestre Jesus já nos havia predito, o joio cresceria junto ao trigo. Ah e como ele cresce! Está cada vez mais difícil encontrar cristãos honestos, íntegros, genuínos, que realmente são pequenos Cristos, como o significado etimológico do termo “cristão”. Será que as pessoas se sentem perante Jesus quando olha a mim e a você?!
Além é claro, das complexidades sociais, virtuais, avanços tecnológicos e todos os dilemas pós-modernos que nos bombardeiam diariamente. E se até mesmo para cristãos maduros é difícil lidar assertivamente com tantas ofertas, decisões, possibilidades que parecem se renovar vorazmente em nosso tempo, imagine para os Juvenis. Por isso, esteja preparado e tenha paciência com eles, frente às dúvidas, contestações, debates e até mesmo controvérsias que possam vir a surgir em classe ao longo das próximas lições.
É crucial que você mestre, a exemplo do nosso grande Rabi, proporcione aos seus discípulos um ambiente acolhedor, onde eles se sintam encorajados a se expressar livremente, tanto sobre suas dúvidas, quanto até mesmo suas discordâncias. Uma vez expostas estas questões podem ser sanadas. Porém, se por autoritarismo forem reprimidas, elas poderão crescer e causar grandes estragos, individuais e coletivos.
É verdade, como você sabe bem o desafio de seu ministério é grande, mas o amor, a graça e capacitação de Deus a você é maior. Esteja dependente dEle em todo o tempo. Por mais experiente, erudito e preparado academicamente que você seja nunca entre em uma sala de aula sem levá-lo contigo, sem a humildade necessária para que o Espírito Santo desfaça seu planejamento se preciso para operar o dEle. Não se esqueça que a Palavra que você ensina não é sua, é dEle. Este temor e reverência é a fonte de toda sabedoria que Jesus anseia derramar sobre sua vida e a de seus alunos. Que o seu coração esteja sempre aberto e arado para frutificar desta boa e eterna semente.
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário