Lição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximo
2º Trimestre de 2019
Introdução
I-Jesus, um exemplo de humildade;
II-O diálogo entre Jesus e Pedro;
III- A motivação do ato de Jesus.
Conclusão
I-Jesus, um exemplo de humildade;
II-O diálogo entre Jesus e Pedro;
III- A motivação do ato de Jesus.
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Apresentar Jesus como um exemplo de humildade;
Compreender o diálogo entre Jesus e Pedro ante a atitude do Mestre de lavar os pés dos discípulos;
Refletir a respeito da motivação de Jesus no ato de lavar os pés dos discípulos.
Palavras-chave: Cobiça e soberba.
Por Pr. Natalino das Neves
Resgatando o Princípio da Submissão Cristã
Jesus, um Exemplo de Humildade
Conhecendo o Evangelho de João
O Evangelho de João também conhecido como Quarto Evangelho é bem diferente dos anteriores, chamados de sinóticos (Marcos, Mateus e Lucas) devido às semelhanças entre eles (synopsis = visão de conjunto). No Evangelho de João, Jesus fala principalmente de si mesmo e de sua relação com o Pai. Em João, Jesus não apresenta nenhuma parábola, não anuncia o Reino de Deus, mas declara que nEle as pessoas são convidadas a perceber o Reino por meio dos sinais que realiza (Jo 1.9-14; 20.30,31). Os sinais em João têm estreita relação com a fé (Jo 2.11,23; 3.2; 4.54; 7.31; 10.41; 11.47; 12.37; 20.30). Após a realização dos sinais é narrado a crença em Jesus por muitas pessoas. Para Vancells (1989, pp. 37,38), “Os sinais são uma manifestação da glória para aqueles que estão dispostos a penetrar no mistério de Jesus”. Ele argumenta que esse é o motivo do Evangelho de João enfatizar “muito mais do que os sinóticos, o elemento extraordinário que envolve as ações de Jesus: Lázaro já estava morto há quatro dias, o cego era cego de nascença, o doente da piscina estava doente há trinta e oito anos”.
O Evangelho de João tem início com um poema que apresenta a Palavra de Deus que se torna carne por meio da encarnação de Jesus. Portanto, a melhor maneira de revelar o Pai, o mais profundo que se pode conhecer de Deus. O Livro dos Sinais (Jo 1.19—12.50) apresenta sete sinais intercalados por blocos discursivos, para apresentar as últimas raízes dos sinais e mostrar o seu sentido revelador, ou seja, a visão teológica do autor. Em João 20.30,31, ele apresenta o objetivo do evangelho e deixa claro que tinha muitos outros materiais a respeito de Jesus à sua disposição, mas que escolheu os conteúdos para a composição de sua obra, de acordo com o objetivo teológico da escrita do evangelho. Ele seleciona, de todos os atos de Jesus, sete para servir como sinais e trazer sentido ao objetivo do evangelho: “para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.31). A intenção é falar de atos poderosos de Jesus e mostrar a presença da mão poderosa de Deus para afirmar que Jesus é a plenitude da revelação salvadora de Deus. Brown (2004, p. 446) afirma que, em João, “obras e sinais são feitos miraculosos que manifestam quem é Jesus, seu objetivo e sua relação com o Pai”.
O Livro da Glória (13.1—20.29) recebe esse nome pela forma como a narrativa joanina transforma os relatos, aparentemente negativos, que levaram à morte de Jesus em processo de desmascaramento dos poderes do mundo com a confirmação de que a obra de Deus estava se realizando plenamente como previsto e para a salvação da humanidade (17.1; 19.30). O Livro da Glória trata dos últimos dias de Jesus, desde a ceia particular com os discípulos até os dias que sucederam sua ressurreição. A unidade está dividida em duas subunidades. A primeira, capítulos de 13 a 17 do Livro da Glória iniciam com a mudança de um ambiente externo, com locomoções para vários lugares e diálogos com diversos personagens, para um ambiente reservado com os seus discípulos. É o lugar da última refeição de Jesus com seus discípulos. Inicia com um gesto de humildade (lava-pés) que suscitará um longo discurso, e alertas sobre os desafios e riscos que seus discípulos iriam enfrentar como suas testemunhas. Palavras de ânimo aos discípulos à medida que Jesus anuncia sua vitória sobre os poderes do mundo, apesar das aparências arrogantes de seus representantes (16.33). A segunda subunidade, nos capítulos 18 a 20 do Livro da Glória abordam a morte e ressurreição de Jesus. Em seguida, o Evangelho é concluído com a apresentação do propósito de sua escrita e as narrativas das aparições do Jesus ressurreto na região da Galileia.
Simbologia da Páscoa e o gesto de Jesus lavar os pés de seus discípulos
O capítulo 13 tem início com a referência a mais importante festa para os judeus, a Páscoa. O ambiente judaico da Páscoa era de memória à libertação nacional do povo, mas que havia se tornado celebrações ritualísticas e vazias, sem prática do amor. Jesus está por apresentar a sua própria Páscoa (Última Ceia), sabendo que estava chegando a hora de ser oferecido como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Esse era o grande conflito entre o projeto anunciado por Jesus (amor ao próximo e o serviço) que estava por se concretizar e o projeto de poder do Império Romano (orgulho, opressão e desumanização). Enquanto os hebreus comemoravam a passagem da escravidão para uma terra livre celebrando a festa da Páscoa, João afirma que Jesus fez a passagem do mundo para o Pai por meio de sua entrega por amor, um amor extremo realizado na sua plenitude, pois Ele “amou-os até ao fim”.
A celebração da Páscoa está ligada diretamente com a partilha do pão. O evangelista faz questão de destacar a presença de um traidor na celebração da Páscoa, Judas. Para haver uma vida compartilhada de forma plena não pode haver traidores do projeto no meio da comunidade, mas infelizmente essa presença se repete. Pessoas continuam participando das celebrações e liturgias, mas distantes de Deus e de seu projeto, em busca de seus próprios interesses. Por isso, Paulo orienta os membros da igreja em Corinto para examinar se estão vivendo o projeto do amor ágape, da solidariedade. Jesus precisava e ainda precisa de discípulos comprometidos com o projeto do Reino de Deus e que não tenham se vendido para o projeto do poder imperial. A traição de Judas ocorre dentro do projeto do mundo que é antagônico à experiência da ceia partilhada que estava por acontecer.
Para dar o exemplo de como deveria ser o relacionamento entre os discípulos, Jesus faz um gesto que ficaria marcado na memória de seus seguidores. No primeiro século, as estradas eram empoeiradas e as sandálias e os pés das pessoas sujavam facilmente. Por isso, era uma boa prática de hospitalidade prover meios para se lavar os pés dos visitantes. Um gesto que era comum quando se recebia a pessoa na casa e não durante a refeição. O trabalho de lavar os pés era considerado uma das tarefas mais servis da época. Isso era levado tão a sério que Carson (2007, p. 462) afirma que “alguns judeus insistiam que não se devia exigir de escravos judeus que lavassem os pés de outros; esse trabalho devia ser reservado para escravos gentios, ou para mulheres, crianças e discípulos”. Jesus assume o lugar dessas pessoas ao se levantar da ceia e se vestir como servo (vv. 4,5) e começar a lavar os pés de seus discípulos. Ele que havia se apresentado aos discípulos como Mestre e Senhor (Mt 20.28; Mc 10.45) age como servo (Fp 2.5-11).
O lava-pés, além da partilha do amor, retratava a solidariedade aos marginalizados, uma atitude na contraposição da postura opressora das autoridades romanas e seus representantes. Uma referência ao Servo Sofredor de Isaias, despido de qualquer atitude de prepotência cuida de forma desinteressada dos desfavorecidos. O último momento de convivência de Jesus com seus discípulos deveria ser marcante e inesquecível. O gesto de Jesus nesta última refeição deixaria claro que a vida cristã não faz sentido se não for acompanhada do serviço e do amor ao próximo, conforme o exemplo deixado por Jesus durante sua vida e ministério (Lc 22.24-27; Jo 13.13-16).
Jesus se coloca na posição de um escravo fazendo o serviço mais desprezível daquela cultura, o lava-pés, em um momento de grande expectativa dos discípulos, que aguardavam a implantação do Reino messiânico e, consequente, libertação do jugo romano. Um Reino do qual pretendiam fazer parte do comando, pois eram as pessoas de confiança do Cristo. Jesus vai revelando de forma progressiva a realidade de seu Reino, diferente do reino político e de dominação que os discípulos e outros aguardavam um reino de solidariedade e serviço. Enquanto as pessoas, inclusive os discípulos, disputavam a posição de maior domínio e poder, Jesus se apresenta como o menor e mais humilde.
O Diálogo entre Jesus e Pedro
Pedro, símbolo da liderança que privilegia o poder e a desigualdade
O gênero literário preponderante da perícope em estudo é o diálogo de revelação, tipicamente simbólico. Nos diálogos são apresentadas doutrinas significativas ao cristianismo. João 13.6-10 é fundamental para a interpretação da unidade de João 13.1-17. As controvérsias sobre o lava-pés define o modo como o texto deve ser interpretado. Em João 13.6-10 ocorrem três intervenções de Pedro e três respostas de Jesus que revelam um significado oculto ainda não compreendido do gesto revolucionário de Jesus.
Quando Jesus se aproxima de Pedro para lavar os seus pés, ele não concorda com sua atitude. Para ele, como as demais pessoas da época, em especial as lideranças religiosas que olhavam as pessoas sob seus cuidados sob a perspectiva do poder, o gesto de Jesus, como mestre, era inconcebível. Essas pessoas não tinham interesse que os costumes culturais mudassem, pois estavam em vantagem sobre os menos favorecidos. O modo de produção escravagista greco-romano transformava o ser humano que estava debaixo da escravidão como um simples objeto, um instrumento de produção, sem direito a própria dignidade. A classe dos escravos, que era a maioria, não tinha voz. O gesto de Jesus trouxe um novo significado ao valor aos responsáveis pela tarefa do lava-pés (mulheres, escravos e crianças). Uma proposta de renúncia e inversão de status, uma reciprocidade de papeis e eliminação da discriminação e desigualdade entre as pessoas. Algo inadmissível pelo império romano, bem como os seus representantes de demais beneficiados pela cultura de dominação. Nesse caso, até os discípulos judeus, dentro de sua comunidade, tinham os seus privilégios em relação aos gentios. Práticas que impactassem na ruptura com costumes e padrões socioculturais predominantes eram rejeitadas de imediato.
Pedro representa os discípulos com dificuldades de compreensão sobre o seguimento de Jesus e sobre a própria fé, que fazem adesão apaixonada e são carentes ainda de maturidade (6.69; 13.37,38; 18.17-27). A indignação de Pedro em relação à atitude de Jesus é típica de quem está preso aos costumes e não aceita a ruptura dos padrões socioculturais vigentes. A resistência de Pedro à proposta apresentada por Jesus é comum a muitas pessoas e líderes cristãos na atualidade. Líderes que não aceitam se submeter à reciprocidade dos papéis e a equivalência dos status produzidos pela prática mútua do lava-pés.
Jesus deixa claro que a atitude de Pedro tinha um significado sociocultural e o distanciava do projeto do Reino proposto.
A advertência de Jesus continua atual, ou seja, quem se diz seu seguidor, mas privilegia a desigualdade e a dominação sobre as demais pessoas, não pode estar seguido o mesmo projeto proposto por Jesus. Portanto, ainda não é o verdadeiro discípulo de Jesus.
A discussão sobre a purificação
A última parte do diálogo entre Jesus e Pedro (Jo 13.9,10) trata de um novo tema, a polêmica em torno do rito de purificação. Muitos ainda preferem tratar o lava-pés como um rito penitencial de purificação dos pecados cotidianos, em complemento ao batismo, mas não é essa a intenção da narrativa. O lava-pés não é um ritual religioso de purificação de pecado. Ele simboliza a identidade do discipulado proposto por Jesus que privilegia a igualdade no exercício do poder e na divisão de suas tarefas. Ele tem mais a função crítica aos ritos de purificação do judaísmo, radicais em suas práticas sobre o puro-impuro. Os ritos de purificação era uma prática de grupos judaicos como o de João, o Batista (2.6; 3.25), dos essênios, mas não da comunidade cristã do final do primeiro século. Nas duas primeiras intervenções em que Pedro fica indignado com o gesto de Jesus fica claro que ele se refere à prática de higiene doméstica cultural da época, que Jesus traz para um ambiente de refeição com seus discípulos.
O lava-pés era um fenômeno cultural do oriente próximo e particularmente da cultura mediterrânea, presente em várias literaturas. Um fenômeno característico do ambiente doméstico com uma tripla função: a) higiene; b) preparação para a refeição; e c) acolhida do hóspede. Uma prática já presente no Antigo Testamento (Gn 18.4; 19.2; 24.32; 43.24; Jz 19.16-21; 1 Sm 25.41) acontece em um ambiente doméstico para higiene dos pés em primeiro lugar, como boa prática de hospitalidade ao hóspede ou convidado pelo anfitrião e no momento que antecede a refeição. Segundo Thomas (1990, p. 47-65), um pesquisador sobre documentos e testemunhas do lava-pés na cultura greco-romana e intertestamentária, o lava-pés aparecem em dois cenários distintos nesse período: a) doméstico, como prática de higiene e conforto pessoal, em especial antes da refeição. Comum também como gesto de hospitalidade; b) religioso — porém o autor afirma que são poucas as evidências da utilização do lava-pés com esse propósito.
A terceira intervenção de Pedro demonstra o comportamento das primeiras comunidades ainda sob a influência do legalismo da religião judaica, alvo de conflitos entre os cristãos gentios e os judeu-cristãos tão presentes nas epístolas paulinas. A imposição do legalismo era uma forma de dominação e exercício do poder opressor religioso sobre as demais pessoas. Quando Jesus afirma que quem não se permitisse ter os pés lavados não teria parte com Ele, Pedro influenciado por esse imaginário da purificação pede para lavar também os demais membros do corpo. Jesus reponde: “Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo”, uma clara intenção de purificação religiosa. Naquela época, o que estava geralmente sujo eram os pés devido às estradas empoeiradas e o tipo de calçado utilizado (a grande maioria do povo pobre andava descalço), por isso a prioridade de lavar. Jesus deixa claro que não estava falando de ritual de purificação de membros do corpo, Ele afirma “Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo”. No entanto, como característica intrínseca do Evangelho de João as narrativas têm como objetivo trazer um significado além de si mesmo. Jesus tinha intenção de trazer o sentido para o gesto do lava-pés, mas no momento faz uso da intervenção de Pedro sobre a purificação para alternar para a definição simbólica, ao afirmar “Ora, vós estais limpos, mas não todos”. O autor do evangelho aproveita o próximo versículo (v. 11) para explicar que Jesus estava se referindo à situação espiritual de Judas. No contexto do Evangelho de João o que purifica não é a água por meio dos rituais religiosos, mas a Palavra de Jesus (15.3). Na próxima unidade (13.12-17), isso vai ficando cada vez mais evidente.
Assim, o gesto do lava-pés foi incluído em João 13.1-17 como uma prática que era habitual e cultural, e que tinha implicações sociais em relação à divisão social das tarefas domésticas realizadas por escravos e, na ausência desses, por mulheres ou crianças.
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Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
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