Lição 5 - Papai do Céu Fez os Peixes e Pássaros
3° Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Apontar o que Deus fez os peixes e os pássaros.
Para guardar no coração: “[...] Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e [...] haja aves que voem no ar!” (Gn 1.20).
Perfil da criança “Outra característica mental que deve ser explorada no ensino de crianças do maternal é a sua imaginação. Os pequeninos possuem uma imaginação tão fértil, que não distinguem entre o real e o imaginário. Podem conversar com um brinquedo, um animal ou uma figura, como se fossem gente. O professor deve aproveitar esta imaginação para suprir a falta de material. Minha irmã Marisa, excelente contadora de história, ao contar uma onde apareciam muitos animais, usou uma trema para representar o caracol, um morango de cerâmica para representar a joaninha, e com uma luva verde calçada na mão, fez a lagarta. As crianças ouviram boquiabertas a história, e participaram ativamente, sem sequer pensar em questionar a aparência dos personagens. Desde que a história seja contada com vivacidade, os personagens podem ser representados por talheres, palitos de picolé, lápis, meias com caras desenhadas, etc” (Marta Doreto).
Para guardar no coração: “[...] Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e [...] haja aves que voem no ar!” (Gn 1.20).
Perfil da criança “Outra característica mental que deve ser explorada no ensino de crianças do maternal é a sua imaginação. Os pequeninos possuem uma imaginação tão fértil, que não distinguem entre o real e o imaginário. Podem conversar com um brinquedo, um animal ou uma figura, como se fossem gente. O professor deve aproveitar esta imaginação para suprir a falta de material. Minha irmã Marisa, excelente contadora de história, ao contar uma onde apareciam muitos animais, usou uma trema para representar o caracol, um morango de cerâmica para representar a joaninha, e com uma luva verde calçada na mão, fez a lagarta. As crianças ouviram boquiabertas a história, e participaram ativamente, sem sequer pensar em questionar a aparência dos personagens. Desde que a história seja contada com vivacidade, os personagens podem ser representados por talheres, palitos de picolé, lápis, meias com caras desenhadas, etc” (Marta Doreto).
Oficina de ideias 1
Retire cópia das figuras abaixo. Estenda uma folha de papel pardo no chão da classe, distribua tesouras e cola. As crianças vão recortar as figuras e colar na folha de papel pardo. Enquanto realizam a atividade, diga que foi o Papai do Céu quem criou as aves e os peixes.
Retire cópia das figuras abaixo. Estenda uma folha de papel pardo no chão da classe, distribua tesouras e cola. As crianças vão recortar as figuras e colar na folha de papel pardo. Enquanto realizam a atividade, diga que foi o Papai do Céu quem criou as aves e os peixes.
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Nenhum comentário:
Postar um comentário