segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lição 7 - 2º Trim. 2013 - JD Infancia 5 e 6 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
O que posso fazer para Deus?
  • Lição 7 - Cuidando da natureza

    Leitura Bíblica: Gênesis 1.1-31

    I. De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos preservar a natureza.

    • É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave da aula de hoje é “NATUREZA”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos cuidar bem da natureza.”

    II. Saiba Mais
    Atualmente, a preocupação maior do homem é com o desenvolvimento e por isso, ele não mede esforços para alcançá-lo. O que tem sofrido com o descaso humano e com muitas agressões, é o meio ambiente.

    As pessoas não têm consciência de que destruindo o meio ambiente, automaticamente destrói-se o futuro humano. O lugar mais indicado para a conscientização da preservação da natureza é a sala de aula. E o professor da Escola Dominical tem uma dupla tarefa: conscientizar o aluno sobre a preservação do ambiente e o amor ao próximo. É preciso formar novas gerações conscientes da importância do meio ambiente para a manutenção da vida enquanto Cristo não vier para buscar a sua Igreja.

    Extraído de Lições Bíblicas Pré-adolescentes, CPAD.

    III. Conversando com a professora

    O professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Então, vamos observar algumas características sociais da criança do jardim.

    CARACTERÍSTICAS SOCIAIS RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR

    Predomínio ainda do egocentrismo e da imitação.Gostam de exibir “façanhas” com o objetivo de obter aprovação. São carinhosos, espontâneos e amistosos, quando as condições são propícias. Demonstrar afeto e amizade. Ensinar as virtudes do ato de compartilhar. Incentivar a prática do amor cristão. Ter consciência da necessidade de um bom testemunho e um bom exemplo perante as crianças.
    Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.

    IV. Sugestão
    Estenda uma folha de papel pardo no chão da classe. Divida os alunos em duplas. Dê para cada dupla uma folha de papel pardo. Peça que, em dupla, desenhem e pintem algumas ações que podemos fazer para cuidar da natureza.

    Escreva o nome da dupla na folha e faça uma exposição com os desenhos dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário