Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas
Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
Deus escolhe líderes
Lição 7- Um menino escolhido por Deus
Juízes 13
“1. O CENÁRIO E O NASCIMENTO DE SANSÃO (13.2-25)
a. Um anjo visita Manoá (13.2-7). A história de Sansão é prefaciada pelo relato de um anúncio antecipado de seu nascimento por um anjo, tal como nos casos de Isaque (Gn 17.2.9.10) e João Batista (Lc 1.11-17). O Anjo (3) apareceu à mulher de um homem da tribo de Dã chamado Manoá (descanso, calmo) que vivia em Zorá (2), a moderna Sara, 24 quilômetros a oeste de Jerusalém, em Sefelá ou nas planícies costeiras de Judá. A esposa de Manoá, cujo nome nunca é mencionado, era estéril. O anjo apareceu à mulher e disse-lhe que ela teria um filho. Ela deveria se abster de vinho (feito de uvas), de bebida forte (feita de outros frutos ou grãos) e de comer qualquer coisa que fosse cerimonialmente imunda (4).
O filho seria nazireu de Deus (5) desde seu nascimento. Em sinal disso, não seria passada navalha em sua cabeça. Os nazireus (‘consagrado’, ‘dedicado’) eram pessoas de ambos os sexos que faziam voto de separar-se para Deus, tanto para toda a vida como por apenas um período específico.
Eles não eram eremitas e não necessariamente ascetas. Observavam três proibições: não deveriam tomar vinho ou bebida forte, nem comer qualquer fruto da vide; não deveriam aparar ou cortar o cabelo; e não poderiam ficar cerimonialmente imundos por meio de contato com um corpo morto (Nm 6.1-21).
Uma vez que o cabelo do nazireu não era cortado, a palavra foi transferida para uma vinha que não era podada no sétimo e também no qüinquagésimo ano (Lv 25.4,5,11), e passou a significar também ‘’vinha não podada’. Ele começará a livrar a Israel, uma obra continuada por Samuel, Saul e Davi.” (Comentário Bíblico Beacon, CPAD, vol.2, p.137).
ATIVIDADE
Em continuidade a nossa gincana, nesta semana os grupos deverão levar à sala de aula mães que possuem um único filho. Reserve o final da aula para realizar esta atividade, a fim de que não atrapalhe o bom desenvolvimento da lição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário