Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas
Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
A proteção e o cuidado de Deus
Lição 9- Deus cuida de mim!
I. Leitura Bíblica: Salmo 23
II. De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Jesus é o nosso Pastor, por isso, podemos confiar no seu cuidado e proteção.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é “CUIDADO”. Durante o decorrer da aula diga às crianças: “O Senhor Jesus cuida sempre de vocês. Ele nos dá tudo que precisamos.”
III. Para refletir
Ovelhas não são espertas. Elas tendem a vagar pelas correntezas em busca de água, e então sua lã se torna pesada, fazendo com que se afoguem. Elas precisam de um pastor para levá-las a “águas tranqüilas” (Sl 23.2). As ovelhas não têm defesas naturais como garras, chifres ou presas. São fracas.
Precisam de um pastor com uma vara e um cajado para protegê-las (Sl 23.4). Elas não possuem senso de direção. Precisam de alguém para guiá-las pelas “veredas da justiça” (Sl 23.3).
Assim somos nós. Também temos a tendência de nos aproximar de águas que deveríamos evitar. Não temos defesa contra o leão que está ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar. Também ficamos perdidos.
Precisamos de um pastor. Precisamos que se aproxime e nos guie. E temos um. Alguém que nos conhece pelo nome.
Extraído de Promessas Inspiradoras de Deus, Max Lucado, CPAD.
IV. Conversando com o professor
Como já é do seu conhecimento, o professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Então, vamos continuar observando algumas características da criança do maternal.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
Rápido crescimento. Os sentidos físicos estão em pleno funcionamento.
Gostam de ver, tocar e ouvir. Apreciam barulho, principalmente os ritmados.
Grande atividade e cansaço rápido. Enriquecer o ensino com ilustrações; utilizar muita cor. Propiciar situações que permitam mudanças de atividades.
Fornecer material que possa ser manuseado. Utilizar cânticos com rima e com bastante ritmo.
Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.
V. Sugestões
Reproduza e amplie a imagem abaixo. Cole a figura em um papelão. Recorte formando um quebra-cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário