segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lição 9 - 2º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
A proteção e o cuidado de Deus
  • Lição 9- Deus cuida de mim!

    I. Leitura Bíblica: Salmo 23

    II. De professor para professor
    Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Jesus é o nosso Pastor, por isso, podemos confiar no seu cuidado e proteção.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave é  “CUIDADO”. Durante o decorrer da aula diga às crianças: “O Senhor Jesus cuida sempre de vocês. Ele nos dá tudo que precisamos.”

    III. Para refletir
    Ovelhas não são espertas. Elas tendem a vagar pelas correntezas em busca de água, e então sua lã se torna pesada, fazendo com que se afoguem. Elas precisam de um pastor para levá-las a “águas tranqüilas” (Sl 23.2). As ovelhas não têm defesas naturais como garras, chifres ou presas. São fracas.

    Precisam de um pastor com uma vara e um cajado para protegê-las (Sl 23.4). Elas não possuem senso de direção. Precisam de alguém para guiá-las pelas “veredas da justiça” (Sl 23.3).

    Assim somos nós. Também temos a tendência de nos aproximar de águas que deveríamos evitar. Não temos defesa contra o leão que está ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar. Também ficamos perdidos.

    Precisamos de um pastor. Precisamos que se aproxime e nos guie. E temos um. Alguém que nos conhece pelo nome.

    Extraído de Promessas Inspiradoras de Deus, Max Lucado, CPAD.
    IV. Conversando com o professor
    Como já é do seu conhecimento, o professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha.  Então, vamos continuar observando algumas características da criança do maternal.

    CARACTERÍSTICAS FÍSICAS    RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
    Rápido crescimento. Os sentidos físicos estão em pleno funcionamento.

    Gostam de ver, tocar e ouvir. Apreciam barulho, principalmente os ritmados.

    Grande atividade e cansaço rápido.    Enriquecer o ensino com ilustrações; utilizar muita cor. Propiciar situações que permitam mudanças de atividades.

    Fornecer material que possa ser manuseado. Utilizar cânticos com rima e com bastante ritmo.

    Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.


    V. Sugestões
     Reproduza e amplie a imagem abaixo.  Cole a figura em um papelão. Recorte formando um quebra-cabeça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário