quinta-feira, 30 de março de 2017

Lição 1 - 2º Trimestre 2017 - A Formação do Caráter Cristão - Adultos.

Lição 1

A Formação do Caráter Cristão
2° Trimestre de 2017
capaadultos
INTRODUÇÃO
I - O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM
II - A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO
III - A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO
CONCLUSÃO

Professor, preparado para dar início a mais um trimestre? Estudaremos a respeito do caráter de alguns personagens bíblicos. É importante que você pesquise e faça uma relação de obras que possam lhe auxiliar no estudo e preparo das lições.

Na primeira lição é importante que você faça algumas definições, pois seus alunos precisam compreender, de imediato, o que é caráter. É importante também que entendam que caráter é distinto de temperamento e personalidade. Você sabe o que os difere? Então, observe algumas definições segundo o Dicionário Houaiss:
Caráter – “Conjunto de traços psicológicos e/ou morais que caracterizam um indivíduo ou um grupo. Qualidade inerente a um indivíduo, desde o nascimento.”
Personalidade – “Qualidade ou condição de ser uma pessoa. Conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral.”
Temperamento – “Conjunto dos traços psicológicos e morais que determinam o modo de ser ou agir do indivíduo.”
“I - O caráter humano
Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões. O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais de seu grupo.

A Bíblia é farta de ensinamentos referentes à virtude, à moral e ao caráter cristão. Os preceitos da Lei, especialmente os do Decálogo, as mensagens éticas dos profetas, os ensinos de Jesus, e as doutrinas exaradas nas epístolas, revelam a vontade de Deus para a vida moral do homem.

Ao aceitar a Cristo como Salvador, o homem recebe da parte de Deus, um novo caráter (2 Co 5.17). O Espírito Santo, por meio de suas ministrações, aperfeiçoa-o gradualmente. Na continuação, o Espírito da Verdade passa a controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a ser moldadas por Ele. Uma vez que a imagem perdida no Éden fora restaurada, o homem passa a experimentar e demonstrar uma vida de integridade.
II - Como preservar o verdadeiro caráter cristão
1. Manter-se em comunhão com o Espírito. O ser humano traz em sua natureza uma forte inclinação para o pecado. Trata-se de uma tremenda força maligna impossível de ser superada sem a ajuda divina. É justamente por isso que Deus nos enviou o seu Espírito para habitar em nós, dando-no a condição de andarmos em novidade de vida. Somente pelo Espírito Eterno, o crente pode caminhar seguro, resistindo aos desejos da carne. Em Gálatas 5, o apóstolo Paulo enumera várias obras da carne que contaminam o caráter do homem sem Cristo (Gl 5.19-21). Todavia, nesse mesmo capítulo, encontramos um conjunto de valores espirituais que garantem a saúde moral do crente (v. 22).

2. Conhecer a Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e prática do cristão. Ela nos apresenta o padrão de comportamento necessário ao homem que deseja viver uma vida justa, sóbria e piedosa neste mundo. Ao longo da narrativa bíblica deparamo-nos com uma série de valores e virtudes morais e espirituais estabelecidas por Deus para o homem. Todavia, estas qualidades indispensáveis ao ser humano, só foram plenamente identificadas e vividas em Jesus. Hoje sabemos que essas santas virtudes estão ao alcance de todos, por meio da extraordinária obra do Espírito. É imprescindível ao homem conhecer muito bem as Escrituras e o poder de Deus para que não erre na busca de uma vida virtuosa diante de Deus e do próximo (Mt 22.29).

3. Disciplina. A oração e o jejum, apesar de serem armas espirituais poderosas, são também instrumentos que auxiliam na disciplina do caráter cristão. O jejum, por exemplo, é um sacrifício que agrada a Deus e promove disciplina ao crente. Portanto, o homem pode e deve pedir a Deus que o auxilie durante o tempo em que busca as virtudes espirituais, éticas e morais expostas na Palavra de Deus” (SILVA, Eliezer de Lira e. A busca do caráter cristão: Aprendendo com homens e mulheres da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 5,8).
Sugestão didática:
Reproduza no quadro a tabela abaixo. Utilize-a para mostrar aos alunos os aspectos positivos e negativos do caráter.
Aspectos do caráter
POSITIVONEGATIVO
SantoIníquo
JustoInjusto
HonestoDesonesto
SubmissoRebelde
HumildeSoberbo
VerdadeiroMentiroso
(Extraído de Lições Bíblicas CPAD.)
Errata na Revista 
Na referência do Texto Áureo da primeira lição do trimestre, “A Formação do Caráter Cristão”, você vai encontrar a referência de Gálatas 5.20.
O correto é Gálatas 2.20.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário