quinta-feira, 30 de março de 2017

Lição 13 - 1º Trimestre 2017 - O Que Posso Fazer por Minha Igreja - Jovens.

Lição 13

O que posso fazer por minha igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - A IGREJA E EU 
II - AJUDANDO NO MINISTÉRIO DA IGREJA
III - AGUARDANDO A VOLTA DE JESUS
CONCLUSÃO


Professor, com a graça de Deus chegamos ao final de mais um trimestre. Esta é a última lição. Talvez durante o decorrer deste período você tenha enfrentado muitos desafios. Todo filho de Deus enfrenta as intempéries da vida. Mas, precisamos enfrentá-las com fé, de “cara limpa”, sem máscaras ou subterfúgios. Temos de lidar com doenças, desemprego, incompreensões, ameaças e diversos perigos. Há momentos que nos sentimos assustados, apreensivos e até feridos. Como Paulo diz, “trazemos em nosso corpo as marcas de Cristo”. Mas, nosso Pai não é uma pessoa distante. Ele vê a dor, o sofrimento, assim como olha o pecado e a falsidade como muitos querem usar em sua Casa. O Senhor nos diz: “Eu, eu sou aquele que vós consola”. Se Ele consola, é porque, às vezes, choramos. O consolo de Deus é real, completo e eficaz. Não desanime! O caminho para o céu, providenciado por Deus, em seu infinito amor por nós é estreito. Exige arrependimento, honestidade e santidade, mas ao final concederá vida eterna e paz.

Esperamos que cada lição tenha contribuído para o seu crescimento espiritual e de seus alunos. Nesta última lição o enfoque é o serviço cristão. Servir a Deus é uma honra e um privilégio, mas infelizmente muitos atualmente não querem mais servir, mas “apenas serem vistos”.

Por onde Jesus passava atraia multidões, e muitos apenas seguiam o Mestre, mas não eram seus discípulos e não desejavam servi-lo. Ser discípulo envolve um preço e muitos não estavam dispostos a pagá-lo. Atualmente também, muitos querem ser abençoados por Jesus, mas poucos querem se tornar discípulos e servos. Ser discípulo e servo é abrir mão da própria vontade, de desejos pessoais e isso envolve grande sacrifício. O discípulo não pode permitir que nada venha interferir no seu compromisso com o Mestre e o seu serviço. Cabe ao discípulo tomar a sua cruz e seguir o seu Mestre e realizar sua obra. O que você tem feito em prol do Reino de Deus e da sua Igreja?
Para ajudar na sua reflexão a respeito do tema, leia o texto bíblico de João 13. Observe o que podemos aprender com este texto a respeito de serviço e amor:
“A extensão plena do amor (Jo 13.1)” – A palavra grega eis telos, indica amor sem limites. Jesus fez todas as concessões e continua a fazê-las.
“O lava-pés (Jo 13.4,5)” – Essa gentileza era apreciada no Oriente Médio onde os pés, devido às sandálias, ficavam sujos em decorrência das caminhadas pelas estradas empoeiradas. Na prática, essa tarefa era atribuída a um serviçal. Os discípulos sentiram-se desconfortáveis ao verem Jesus assumir esse papel e lavar-lhes os pés.
“Um exemplo (13.14,15).” Jesus faz uma demonstração absolutamente clara ao seu ato. Ele é ambos ao mesmo tempo: Senhor e mestre. Não obstante, se humilha para nos dar exemplo da atitude que precisamos adotar em relação aos outros na comunidade cristã. A única competição da qual deveríamos participar é a de quem pode servir melhor os outros” (Guia do Leitor da BíbliaUma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 690).
Sugestão didática:
Professor, chegamos ao final do estudo a respeito da Igreja de Jesus Cristo. Para esta última aula, sugerimos que você reproduza o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para fazer um resumo geral a respeito dos temas abordados.
                                                                                                          A Igreja de Jesus Cristo

Fundada pelo Senhor Jesus Cristo para expandir o Reino de Deus na terra.

(1Co 3.11)

Tem por objetivo mostrar ao mundo como Deus age na história da salvação.

(1 Pe 2.9)

Precisa de líderes que a conduzam de forma bíblica e organizada.
(At 20.28)
É um lugar para os servos de Deus, visando o aperfeiçoamento dos santos.
(Ap 1.6)

Têm ordenanças, práticas que devem perdurar até que Ele volte.
(Mt 28.20)
Seu sustento é nossa responsabilidade.
(Ml 3.10)
O retorno à Palavra de Deus pode mudar a fé e o destino de uma pessoa e de uma nação.(Hb 10.38)
Tem a sua disposição os dons espirituais.
(1 Co 14.39)
Tem uma missão ensinadora a cumprir.
(2 Tm 2.2)
Tem uma missão social a cumprir.
(At 4.35)
A igreja e a política.
(Mt 22.21)
Tem como responsabilidade oferecer a salvação a todas as pessoas.
(Jo 3.16)
Necessita de servos.
(Sl 100.2)
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário