Lição 12
- Categoria: Jovens
- Publicado: 14 Março 2017
A Igreja e a Salvação dos Perdidos
1° Trimestre de 2017
INTRODUÇÃOI - O CONCEITO DE SALVAÇÃO E SEU ALCANCEII - A DINÂMICA DA SALVAÇÃO
III - AMOR E SOBERANIA DE DEUS
CONCLUSÃO
III - AMOR E SOBERANIA DE DEUS
CONCLUSÃO
Na lição desta semana estudaremos a respeito da salvação e da missão primordial da Igreja do Senhor, a evangelização. A salvação do homem somente é possível mediante a sua infinita graça: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11). Segundo Norman Geisler1 “a salvação é descrita por diferentes termos e expressões na Bíblia”. Observe:
Os substantivos gregos correspondentes à salvação são soteria e soterion. O adjetivo é soterios, do qual deriva a palavra soteriologia. O significado de soteria e soterion é ‘libertação’, ‘preservação’, ou ‘salvação’. Salvação é normalmente usada para se referir à libertação física, tal como o desejo de Paulo em ser liberto do cárcere (Fp 1.19). Espiritualmente falando, a salvação se refere ao processo pelo qual Deus, por intermédio da obra de Cristo, liberta os pecadores da prisão do pecado.
A salvação é um conceito amplo que engloba três estágios: a salvação do castigo passado merecido pelo nosso pecado, a salvação do poder presente do pecado, e a salvação da presença futura do pecado. Estes estágios são denominados, respectivamente: justificação, santificação e glorificação.
No segundo tópico da lição será abordado a respeito do livre-arbítrio. Então, para auxiliar na sua reflexão, observe a natureza do livre-arbítrio humano segundo Norman Geisler1: “Existem três possibilidades acerca da natureza de escolhas inerente aos seres humanos: o determinismo, o intermenismo e o autodeterminismo.
A salvação é um conceito amplo que engloba três estágios: a salvação do castigo passado merecido pelo nosso pecado, a salvação do poder presente do pecado, e a salvação da presença futura do pecado. Estes estágios são denominados, respectivamente: justificação, santificação e glorificação.
No segundo tópico da lição será abordado a respeito do livre-arbítrio. Então, para auxiliar na sua reflexão, observe a natureza do livre-arbítrio humano segundo Norman Geisler1: “Existem três possibilidades acerca da natureza de escolhas inerente aos seres humanos: o determinismo, o intermenismo e o autodeterminismo.
O determinismo é a visão de que todas as ações humanas são causadas por outra parte, e não pela pessoa em si. O determinismo radical não abre espaço para nenhum tipo de liberdade de escolha (livre-arbítrio). O determinismo moderado postula a liberdade de escolha, porém a vê como totalmente controlada pelo poder soberano de Deus.
O indeterminismo é a visão de que as ações humanas não são causadas por coisa alguma. Elas simplesmente são indeterminadas.
O autodeterminismo é a doutrina que postula as ações humanas como autocausadas, ou seja, causadas por nós mesmos”.
O indeterminismo é a visão de que as ações humanas não são causadas por coisa alguma. Elas simplesmente são indeterminadas.
O autodeterminismo é a doutrina que postula as ações humanas como autocausadas, ou seja, causadas por nós mesmos”.
TRÊS PONTOS DE VISTA ACERCA DO LIVRE-ARBÍTRIO
DETERMINISMO | INTER DETERMINISMO | AUTODETERMINISMO | |
CAUSA |
As nossas escolhas são causadas por outra parte.
| As nossas escolhas não são causadas (provocadas). | As nossas escolhas são causadas por nós mesmos. |
MODELO | Marionete. |
Elétron desordenado.
|
Agente livre.
|
ATO CONTRÁRIO | Não poderia ser feito de outra maneira. | Poderia ser sido de outra maneira. | Poderia ser sido de outra maneira. |
ILUSTRAÇÃO |
Determinismo radical: ser carregado (como alguém que é levado contra a sua própria vontade).
Determinismo moderado: ser forçado a se mover (como alguém que é intimidado por um revólver). | Ser impulsionado aleatoriamente (como que soprado pelo vento). |
Ser seduzido (como que por uma pessoa atraente).
|
CONDIÇÕES PRÉVIAS |
Causais.
| Não-causais. | Não-causais. |
FUTURO |
Determinado (como peça de dominó).
| Não-determinado (como um lance de dados). | Determinado do ponto de vista de Deus, livre do ponto de vista humano (como um acidente que pudesse ser previsto). |
MENTE ONISCIENTE |
Conhecer todos os atos futuros.
| Conhecer todos os atos, menos os livres. | Conhecer todos os atos futuros. |
Sugestão didática:
Prezado professor, para a aula de hoje reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar os efeitos globais da justificação.
Prezado professor, para a aula de hoje reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar os efeitos globais da justificação.
Ênfase | Bênçãos decorrentes da justificação |
Referências
|
Quanto a Deus | Paz com Deus | Rm 5.1 |
Quanto ao castigo | Preservação da ira de Deus, libertação da condenação | Rm 5.9 Rm 8.33,34 |
Quanto ao fim | Certeza da glorificação escatológica, herdeiros da vida eterna | Rm 8.30 |
(Extraído de Lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD.)
1 GEISLER, Norman. Teologia Sistemática: Pecado, salvação. Vol 2. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 197.
2 GEISLER, Norman. Teologia Sistemática: Pecado, salvação. Vol 2. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 69.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
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