terça-feira, 21 de março de 2017

Lição 12 - 1º Trimestre 2017 - A Igreja e a Salvação dos Perdidos - Jovens.

Lição 12

A Igreja e a Salvação dos Perdidos
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - O CONCEITO DE SALVAÇÃO E SEU ALCANCEII - A DINÂMICA DA SALVAÇÃO
III - AMOR E SOBERANIA DE DEUS
CONCLUSÃO


Na lição desta semana estudaremos a respeito da salvação e da missão primordial da Igreja do Senhor, a evangelização. A salvação do homem somente é possível mediante a sua infinita graça: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11). Segundo Norman Geisler1 “a salvação é descrita por diferentes termos e expressões na Bíblia”. Observe:
  • “A salvação
    As designações mais comuns para indicar o processo pelo qual Deus qualifica uma pessoa para o céu é a salvação ou ser salvo. A palavra salvação tem suas raízes na palavra hebraica yasa, [a qual significa] ‘ser vasto’ ou ‘ser amplo’ em contraste com o ser ‘estreito ou restrito’. Dessa forma, palavras como libertação, emancipação, preservação, proteção e segurança surgem a partir dela. Ela se refere à libertação de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas da angústia ou do perigo, de uma condição ‘restrita’ na qual elas eram incapazes de agir por si mesmo.”
Os substantivos gregos correspondentes à salvação são soteria e soterion. O adjetivo é soterios, do qual deriva a palavra soteriologia. O significado de soteria e soterion é ‘libertação’, ‘preservação’, ou ‘salvação’. Salvação é normalmente usada para se referir à libertação física, tal como o desejo de Paulo em ser liberto do cárcere (Fp 1.19). Espiritualmente falando, a salvação se refere ao processo pelo qual Deus, por intermédio da obra de Cristo, liberta os pecadores da prisão do pecado.

A salvação é um conceito amplo que engloba três estágios: a salvação do castigo passado merecido pelo nosso pecado, a salvação do poder presente do pecado, e a salvação da presença futura do pecado. Estes estágios são denominados, respectivamente: justificação, santificação e glorificação.

No segundo tópico da lição será abordado a respeito do livre-arbítrio. Então, para auxiliar na sua reflexão, observe a natureza do livre-arbítrio humano segundo Norman Geisler1: “Existem três possibilidades acerca da natureza de escolhas inerente aos seres humanos: o determinismo, o intermenismo e o autodeterminismo.
O determinismo é a visão de que todas as ações humanas são causadas por outra parte, e não pela pessoa em si. O determinismo radical não abre espaço para nenhum tipo de liberdade de escolha (livre-arbítrio). O determinismo moderado postula a liberdade de escolha, porém a vê como totalmente controlada pelo poder soberano de Deus.

O indeterminismo é a visão de que as ações humanas não são causadas por coisa alguma. Elas simplesmente são indeterminadas.

O autodeterminismo é a doutrina que postula as ações humanas como autocausadas, ou seja, causadas por nós mesmos”.
TRÊS PONTOS DE VISTA ACERCA DO LIVRE-ARBÍTRIO
                             DETERMINISMOINTER DETERMINISMOAUTODETERMINISMO
CAUSA
As nossas escolhas são causadas por outra parte.
As nossas escolhas não são causadas (provocadas).As nossas escolhas são causadas por nós mesmos.
MODELOMarionete.
Elétron desordenado.
Agente livre.
ATO CONTRÁRIONão poderia ser feito de outra maneira.Poderia ser sido de outra maneira.Poderia ser sido de outra maneira.
ILUSTRAÇÃO
Determinismo radical: ser carregado (como alguém que é levado contra a sua própria vontade).

Determinismo moderado: ser forçado a se mover (como alguém que é intimidado por um revólver).
Ser impulsionado aleatoriamente (como que soprado pelo vento).
Ser seduzido (como que por uma pessoa atraente).
CONDIÇÕES PRÉVIAS
Causais.
Não-causais.Não-causais.
FUTURO
Determinado (como peça de dominó).
Não-determinado (como um lance de dados).Determinado do ponto de vista de Deus, livre do ponto de vista humano (como um acidente que pudesse ser previsto).
MENTE ONISCIENTE
Conhecer todos os atos futuros.
Conhecer todos os atos, menos os livres.Conhecer todos os atos futuros.

Sugestão didática:
Prezado professor, para a aula de hoje reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar os efeitos globais da justificação.
ÊnfaseBênçãos decorrentes da justificação
Referências 
Quanto a DeusPaz com DeusRm 5.1
Quanto ao castigoPreservação da ira de Deus, libertação da condenaçãoRm 5.9
Rm 8.33,34
Quanto ao fimCerteza da glorificação escatológica, herdeiros da vida eternaRm 8.30
(Extraído de Lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD.)

1 GEISLER, Norman. Teologia Sistemática: Pecado, salvação. Vol 2. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 197.
2 GEISLER, Norman. Teologia Sistemática: Pecado, salvação. Vol 2. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 69.

Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

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