quinta-feira, 30 de março de 2017

Lição 13 - 1º Trimestre 2017 - Uma Vida de Frutificação - Adultos.

Lição 13

Uma Vida de Frutificação
1° Trimestre de 2017
Topo Adultos 1T17
INTRODUÇÃO
I - A VIDEIRA E SEUS RAMOS
II - O FUNDAMENTO DA FRUTIFICAÇÃO ESPIRITUAL
III - CHAMADOS PARA FRUTIFICAR
CONCLUSÃO

Professor, com a graça de Deus chegamos ao final de mais um trimestre. Esta é a última lição. Talvez durante o decorrer deste período você tenha enfrentado muitos desafios. Todo filho de Deus enfrenta as intempéries da vida. Mas, enfrentamos com fé, de “cara limpa”, sem máscaras ou subterfúgios. Temos de lidar com doenças, desemprego, incompreensões, ameaças e diversos perigos. Há momentos que nos sentimos assustados, apreensivos e até feridos. Como Paulo diz, “trazemos em nosso corpo as marcas de Cristo”. Mas, nosso Pai não é uma pessoa distante. Ele vê a dor, o sofrimento, assim como olha o pecado e a falsidade como muitos querem usar em sua Casa. O Senhor nos diz: “Eu, eu sou aquele que vós consola”. Se Ele consola, é porque, às vezes, choramos. O consolo de Deus é real, completo e eficaz. Não desanime! O caminho para o céu, providenciado por Deus, em seu infinito amor por nós é estreito. Exige arrependimento, honestidade e santidade, mas ao final concederá vida eterna e paz.

Esperamos que cada lição tenha contribuído para o seu crescimento espiritual e de seus alunos. É importante que nesta última lição, você enfatize que somente teremos uma vida frutífera se estivermos ligados à Videira Verdadeira. Fomos chamados pelo Senhor e redimidos por Ele para que venhamos produzir bons frutos. O propósito da frutificação é glorificar a Deus. Sem Ele não há crescimento e nem frutos, pois é o Pai quem envia o sol, a chuva e faz a semente brotar. Longe de Deus não existe vida, é o que nos mostra o texto de João 15 que será estudado na última lição na seção “Leitura Bíblia em Classe”. De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal1, “Judas também é aludido nos versículos 5 e 6.”

Que jamais venhamos permitir que a dor, o sofrimento, o mundo, as riquezas... venham nos separar de Cristo. Pois, a separação do “Tronco” (Jesus), gera a morte (espiritual). Jesus é a nossa única fonte de vida. Muitos estão ligados apenas a Igreja, mas estão distantes do tronco. Estes se tornaram apenas religiosos. Sem Jesus nos tornamos infrutíferos e a nossa única serventia é ser utilizado para alimentar o fogo. O fogo do inferno é o destino de todos os que abandonam a Jesus Cristo. Abandonar a Cristo é traí-lo, como Judas fez. É invalidar o seu sacrifício na cruz. Abandonar a Cristo é também deixar de fazer o que Ele ordena (1 Jo 3.24).

O texto de João também nos ensina que aqueles que permitem ser podados pelo Senhor e permanecem firmes nEle tem a garantia de terem suas orações respondida (v. 7). Ser discípulo é ter uma vida frutífera para a glória de Deus (v. 8). É também ter um relacionamento de amor e comunhão com o corpo de Cristo, a Igreja (Jo 15.12).
Conheça mais:
“A videira é uma planta produtiva; uma única videira sustenta vários galhos e produz muitas uvas. No Antigo Testamento, as uvas simbolizam a fertilidade de Israel, ao fazer a obra de Deus na terra (Sl 80.8; Is 5.1-7; Ez 19.10-14). Na refeição da Páscoa, o fruto da videira simboliza a bondade de Deus para seu povo.

Cristo é a videira, e Deus é o lavrador que cuida dos ramos, para fazer com que sejam frutíferos. As varas são todos aqueles que afirmam ser seguidores de Cristo. As varas frutíferas são os crentes fiéis que, por sua união viva com Cristo, produzem muitos frutos. Mas aqueles que se tornam improdutivos — aqueles que deixam de seguir a Cristo, depois de assumir um compromisso superficial — serão separados da videira. Os seguidores improdutivos são como se estivem mortos, e extirpados e lançados fora” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1473.)
Sugestão didática:
Sente-se em círculo com seus alunos para conversar a respeito do trimestre. Depois discuta com a classe as seguintes questões:

1. O que significa ter uma vida frutífera? Que tipo de frutos Jesus se refere em João 15?

2. Sem a ajuda de Deus temos condição de amar ao próximo e assim cumprir a Lei? O que podemos fazer para termos uma vida frutífera?

1Comentário Bíblico Pentecostal. Vol. I. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 586.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário