quinta-feira, 13 de junho de 2019

Lição 11 - 2º Trimestre 2019 - Uma Situação Complicada - Primários.

Lição 11 - Uma Situação Complicada

2º Trimestre de 2019
Objetivo: Conscientizar o aluno de que Deus deseja mudar a nossa mente através do seu amor e poder.
Ponto central: Deus nos transforma mediante o seu amor e poder.
Memória em ação: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovadas" (Ef 4.23).
Querido (a) professor (a), no próximo domingo vamos falar aos pequeninos de um tema um pouco abstrato: a renovação que o Espírito Santo opera em nossas mentes e corações. E como explicar para os pequeninos o mistério desta transformação, mencionada no nosso “Memória em Ação” e também muito conhecida através do alerta do apóstolo Paulo aos crentes de Roma e a todos nós:
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês” (Romanos 12.2).
Deus tem planos bons, agradáveis e perfeitos para seus filhos. Ele quer que nos transformemos em pessoas com mentes renovadas, que vivam para obedecê-lo e honrá-lo. Tendo em vista que Deus deseja somente o melhor para nós e deu seu Filho para tornar essa vida possível, com toda alegria devemos oferecer-nos a Ele como sacrifício vivo e colocar-nos a seu serviço.
As pessoas deveriam ser capazes de perceber a diferença entre cristãos e não-cristãos pela forma como vivem os crentes, isto é, na luz do Senhor (Ef 5.8). Paulo disse aos efésios que deveriam abandonar sua antiga vida pecaminosa, pois agora eram seguidores de Cristo. Ter uma vida cristã representa um verdadeiro processo. Embora tenhamos recebido uma nova vida em Cristo, isso não quer dizer que automaticamente teremos somente bons pensamentos e atitudes corretas. Mas se continuarmos ouvindo a Deus estaremos em constante transformação. Ao analisar o ano que passou, será que você é capaz de identificar o processo de mudança para melhor que ocorreu em seus pensamentos atitudes e ações? Embora a mudança possa ser lenta, ela virá, se você confiar em Deus. Para mais informações sobre a nossa nova natureza como crentes veja Romanos 6.6; 8.9; Gálatas 5.16-26 e Colossenses 3.3-8. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp. 1573, 1652)
Para ilustrar a fim de se obter uma melhor compreensão por parte dos pequeninos sobre este conceito de transformação, você pode aplicar a dinâmica do livro sem palavras em cartolina com formato de coração ou da maneira que mais achar interessante (veja alguns modelos nas imagens abaixo). Ao final todos podem cantar juntos a canção: 
Meu coração era sujo (coração preto), mas Cristo aqui já entrou (coração vermelho); com seu precioso sangue, mais alvo que a neve o tronou (coração branco); e disse em suas palavras que em ruas de ouro andarei (coração amarelo/dourado); ó dia feliz, quando em Cristo a vida eterna ganhei (coração verde de esperança).
Eles mesmos podem confeccionar o seu para levar para suas casas e sempre lembrar que diariamente precisamos convidar Jesus para limpar os nossos corações de toda sujeira.
plano1
plano 2

O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário