sábado, 3 de abril de 2021

Lição 01 - 2º Trimestre 2021 - A Bíblia é a Palavra de Deus? Juvenis.

 

Lição 1 - A Bíblia é a Palavra de Deus? 

2º Trimestre de 2021

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CONHECENDO A BIBLIOTECA DE DEUS
2. A BÍBLIA PERMANECE SEMPRE VIVA
3. TEORIAS FALSAS A RESPEITO DA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA
4. RELACIONANDO-SE COM AS ESCRITURAS

OBJETIVOS
Compreender o que é a Bíblia Sagrada;
Conhecer os termos revelação e inspiração;
Buscar ter um relacionamento diário com a Palavra de Deus.

Querido (a) professor (a), como está sua semana santa?! Para a maioria um pouco corrida, não é mesmo?! Se este também for o seu caso, esforce-se para dar uma pausa em toda agitação e refletir sobre o maior presente que já recebeu do Senhor: a vida eterna em Cristo Jesus. Não permita que os anos e costumes apaguem o brilho e alegria por tão gloriosa salvação. Reflita também em o quanto, mesmo neste tempo de dificuldades, Deus já te abençoou, livrou, recorde os desafios que superou... Lembrar e agradecer são atitudes essenciais para a saúde emocional, espiritual e até mesmo física. 

Meditar e agradecer sempre traz forças para melhor vivenciar as próximas etapas, quer as planejadas ou as inesperadas. Trazer à memória todos os momentos que o Senhor nos fortaleceu, abençoou, consolou, capacitou ou mesmo só esteve conosco em silêncio traz a confiança e ânimo para seguirmos adiante, certos de que haja o que houver esse mesmo Deus fiel continuará ao nosso lado e não há nada mais valioso do que isso, a presença dEle.

Esta nova revista abordará possíveis dúvidas de seus juvenis sobre a fé cristã. Normalmente na infância aceitamos com facilidade tudo o que nos é apresentado como verdade. Nossa bagagem e habilidade de raciocinar, questionar ou mesmo duvidar ainda está em formação. Diferente da faixa etária em que se encontram os seus juvenis. Portanto, é importante que o professor, pais e responsáveis por esses adolescentes entendam que suas dúvidas não significam incredulidade. Antes, devem ser tratadas com a máxima atenção e respeito, sendo esclarecidas com paciência, à luz da Palavra de Deus. Ciente disso, esperamos que você estabeleça em sua classe uma ambiência de confiabilidade, onde todos possam expressar seus questionamentos e dilemas sem censura.      

E professor (a) lembre-se sempre: quando não souber como responder a determinada indagação, não se envergonhe de dizer que irá pesquisar e depois trazer a resposta. A sabedoria não é ter todas as respostas e esta atitude de humildade muito tem a ensinar à sua turma.

Nesta primeira lição vamos abordar a confiabilidade da Bíblia, como inequívoca Palavra de Deus.

[...] Nas palavras do historiador inglês Paul Johnson: Agora não é o homem de fé, mas sim o cético, que tem razão para temer o curso das descobertas.Naturalmente, sempre haverá críticos. Mas a Bíblia continua a ser aprovada com notas excelentes quando se põe à prova sua exatidão histórica, o que não acontece com outros livros antigos. A Bíblia foi examinada de maneira minuciosa e conclui-se que é absolutamente confiável.

[...] Muitas pessoas pensam que a Bíblia apresenta erros porque foi copiada e recopiada muitas e muitas vezes. Este é um detalhe importante, em particular com relação ao Novo Testamento. 

[...] para assegurar a autenticidade da Bíblia, Deus se certificou de que a vida de Cristo fosse registrada a partir de várias perspectivas. Por mais estranho que pareça todos os relatos coincidem , até mesmo o de Paulo, embora mão fosse um seguidor de Cristo durante o ministério terreno do Senhor. Novas descobertas arqueológicas no campo dos estudos bíblicos reforçam a evidência de que os Evangelhos foram escritos por contemporâneos de Jesus, que conheceram em primeira mão a sua vida e os acontecimentos da Igreja Primitiva. Existem mais motivos do que nunca para acreditar que a Bíblia foi transcrita fielmente e tem absoluta precisão histórica. (COLSON, Charles. Respostas às Dúvidas de Seus Adolescentes. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp. 68-70).

O Senhor lhes dê uma Páscoa abençoada! Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis

Nenhum comentário:

Postar um comentário