Lição 2 - Em Deus, o Nosso Pai
2º Trimestre de 2021
Texto Bíblico: João 3.16,17; Mateus 6.9-13
Destaque: “Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus.” (1 Jo 3.1)
Objetivos
# Demonstrar como Deus se revela na Bíblia;
# Destacar o caráter de Deus através dos seus nomes revelados na Bíblia;
# Elencar os atributos de Deus.
O DEUS ÚNICO E VERDADEIRO SE REVELOU
Na seção “Quebrando a Rotina”, da revista do Professor, há uma sugestão de conclusão de atividade pedagógica que leva em conta a apresentação de gravuras sobre deuses de diversas culturas. Talvez os mais próximos e acessíveis ao nosso público infanto-juvenil sejam os deuses da Mitologia Grega, onde muito deles estão presentes em desenhos animados e em manifestações culturais diversas.
O objetivo dessa atividade é mostrar que, diferentemente das formas e dos contornos físicos mostrados por intermédio dessas figuras, em relação ao Deus da Bíblia, não há formas ou imagens, pois nenhuma daria conta dEle. Aqui, o prezado professor deve acrescentar uma importante informação referente à revelação de Deus de acordo com as Escrituras Sagradas, que destaco a seguir:
O teólogo pentecostal norte-americano, Russel Joyner, na introdução do capítulo quatro, da obra Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal menciona que a revelação de Deus à humanidade não se deu para simplesmente propor conhecimentos técnicos ou teóricos à Igreja a respeito de si mesmo. O objetivo maior dessa revelação está vinculado “a um desafio pessoal, a uma confrontação e a oportunidade de o homem reagir positivamente a essa revelação”.
O autor ainda menciona como exemplo disso quando Deus se encontrou com Adão, com Abraão, com Jacó, com Moisés, com Isaías, com Pedro e tantas outras testemunhas. Essas personagens bíblicas comprovam que o objetivo maior da revelação de Deus é que o conheçamos experimentalmente, não somente por teorias ou imagens. Tal entendimento está absolutamente de acordo com o fundamento da Teologia Pentecostal, onde sempre defendeu a doutrina de que podemos conhecer a Deus de maneira pessoal, experimental e autêntica.
Na obra Pentecostes: Essa História é a nossa História, editada pela CPAD, na introdução do capítulo 2, a fim de mostrar a importância do livro de Atos para os pentecostais, e a atualidade da manifestação do Espírito Santo, Robert Menzies cita a fala de um líder pentecostal chinês: “Quando os cristãos ocidentais lêem o livro de Atos, vêem nele histórias inspiradoras. Quando os crentes chineses lêem o livro de Atos, vêem nele nossas vidas”. Ou seja, o autor quer mostrar que os pentecostais crêem piamente na autenticidade de toda a experiência relatada em Atos dos Apóstolos e experimentada pelos discípulos de Cristo por intermédio do Santo Espírito como fenômenos que podem ser repetidos e vivenciados hoje: essa é a grande herança pentecostal para a cristandade.
Por isso, interligue a doutrina da Revelação de Deus com o propósito de experimentarmos o Altíssimo de maneira gloriosa. Que os nossos adolescentes tenham uma experiência autêntica com o Deus da Bíblia!
A Paz do Senhor Jesus!
Flavianne Vaz
Editora Responsável pela Revista Adolescentes Vencedores da C
Nenhum comentário:
Postar um comentário