quarta-feira, 21 de abril de 2021

Lição 04 - 2º Trimestre 2021 - No Espírito Santo, o nosso Consolador - Adolescentes.

 

Lição 4 - No Espírito Santo, o nosso Consolador 

2º Trimestre de 2021

Texto Bíblico: João 14.15-20

Destaque: Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. (Jo 14.16,17)

Objetivos
# Apresentar o Espírito Santo como nosso Consolador;
# Explicar a natureza do Espírito Santo;
# Conscientizá-los da operação do Espírito Santo.

Querido professor (a),

A faixa-etária dos adolescentes é marcada pela transição de muitas ideias, bem como a ocorrência de muitas dúvidas sobre assuntos diversos. Acerca do tema que estudaremos nesta semana, não será diferente. Compreendemos que com o auxílio dos subsídios que se encontram na revista do professor, mais o apoio prestado por intermédio do artigo do trimestre e das sugestões de dinâmicas da Revista Ensinador Cristão, há uma boa condição de ministrarmos uma bela aula dominical. 

Entretanto, sugeriria que ao longo da ministração da aula, o professor, ou a professora, não perdesse de vista o objetivo geral da presente lição: estimular os adolescentes a buscarem uma experiência com Deus por intermédio do Santo Espírito.

Naturalmente, você passará por todos os tópicos esboçados na presente lição. Por isso, é importante lembrar que a lição está baseada em João 14.15-20, cuja estrutura se concentra em três temas: a pessoa do Espírito Santo; a natureza do Espírito Santo; a operação do Espírito Santo. Mas o mais importante é chegar à aplicação da lição por intermédio de uma mensagem contextualizada. Mostrando para eles o valor de vivermos uma vida de renovação do Espírito Santo.

Em nossa caminhada cristã precisamos ser renovados sempre. Às vezes, pela rotina da vida, não percebemos as implicações espirituais de se ter um relacionamento diário com o Espírito Santo. Por isso, devemos nos conscientizar sobre a necessidade de uma renovação diária em nossas vidas espirituais. 

No entanto, devemos saber que:

1. A renovação é diária. O nosso corpo precisa diariamente de um renovo. Este exemplo denota a necessidade da vida espiritual ser conservada periodicamente. O cristão é responsável pela saúde espiritual, assim como o indivíduo é com a sua saúde física (2 Co 4.16).

2. A renovação é consciente e desejada. Precisamos, diariamente, fazer o seguinte questionamento: “Como a minha vida espiritual está?” (1 Co 11.28a). Esse tipo de indagação reflete uma vida cheia do Espírito Santo.

3. A renovação denota a ação do Espírito Santo. A renovação do Espírito Santo mantém o crente afastado das práticas que não glorificam a Deus. Traz aprofundamento na Palavra, renovando-o com poder e tornando-o sensível à direção do Santo Espírito (Is 30.21; At 16.6,7; 10.19).

Portanto, encoraje o seu aluno a não se contentar a aprender sobre o Espírito Santo somente por teoria, mas a experimentá-lo cotidianamente, pois a promessa de adentrarmos à plenitude do Espírito “diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39).

A Paz do Senhor Jesus!

Flavianne Vaz 
Editora Responsável pela Revista Adolescentes Vencedores da CPAD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário