segunda-feira, 5 de abril de 2021

Lição 01 - 2º Trimestre 2021 - O Criador - Pré Adolescentes.

 

Lição 1 - O Criador 

2º Trimestre de 2021

Texto bíblico: Gênesis 1.1-4, 26-28, 31.

Caríssimo(a) professor(a),

Estamos começando mais um trimestre de muito trabalho e dedicação ao ministério para o qual fomos chamados. Novos desafios nos esperam neste ano e uma grande responsabilidade nos foi atribuída. Seus alunos precisam crescer espiritualmente e compreender os diversos aspectos que envolvem a fé que estão aprendendo a professar. Para tanto, o seu cuidado e dedicação no ensino da Palavra de Deus de forma aprimorada é imprescindível.

E para iniciarmos de maneira eficiente a lição deste trimestre traz o tema “Quem é Deus”. Nela, seus alunos terão a oportunidade de conhecer os aspectos da natureza divina, como ela se revela. Veremos que as Escrituras Sagradas apresentam Deus como o Criador do universo, o Libertador da humanidade, o Justo Juiz que julga com justiça, o Pai amoroso que deseja compartilhar da sua maravilhosa graça e presença com a humanidade. Tais aspectos nos fazem perceber que Deus não realiza nada de maneira desorganizada ou sem propósito.

Nesta primeira lição, que tem como título “O Criador”, a proposta é revelar a natureza do Deus Criador e a relação com a sua criação. O livro de Gênesis mostra que Deus criou os céus e a terra, manifestando a sua glória e majestade. Depois de haver criado e organizado todo o ecossistema e os seres vivos para nele habitar, por fim, criou o homem e o constituiu de honra e autoridade sobre a sua criação (cf. Gn 1.27,28). Diferente de todas as outras criaturas que Deus fez, o ser humano é especial, pois o Senhor concedeu-lhe a capacidade de pensar e adorar de forma espontânea àquEle que o criou. Por esses e outros motivos, toda a criação de Deus deve adorá-lo, inclusive, o ser humano. 

1. A criação deve adorá-lo porque Ele é o Criador. Tudo que existe é resultado da vontade de Deus e o ser humano é a principal obra da sua criação. Sendo assim, Deus é digno de ser adorado e glorificado pela sua criação. A Bíblia afirma que todo ser que vive deve louvar e exaltar o nome do Senhor (cf. Sl 150.6). A criação de Deus não foi criada por acaso, há um propósito de Deus para cada obra da sua criação, inclusive, para o ser humano. Cada uma das suas criaturas exerce papel especial na criação de Deus e, por fim, a adoração é a principal peculiaridade da sua criação (cf. Rm 11.36).

 2. A principal criação de Deus deve reconciliar-se com o seu criador. Após haver criado todas as coisas, o Senhor colocou o ser humano no jardim do Éden e ordenou-lhe que não tocasse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Infelizmente, o ser humano desobedeceu à voz de Deus e cedeu à tentação de Satanás (cf. Gn 3). Por conta disso, a humanidade definhou e distanciou-se de Deus (cf. Rm 3.23). Somente mediante a fé em Jesus Cristo é que ela pode ser reconciliada com Deus. O apóstolo Paulo enfatiza esta verdade quando escreve aos coríntios que Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo, não lhes imputando os seus pecados, antes pondo sobre nós a palavra da reconciliação (cf. 2 Co 5.18). Aos efésios, Paulo afirma que Cristo desfez as inimizades e pela cruz, reconciliou ambos os povos (judeus e gentios) com Deus em um só corpo (cf. Ef 2.16). A reconciliação da humanidade com Deus faz parte do propósito eterno do Criador. Deus não quer que a principal obra de suas mãos permaneça distante da sua presença e venha se perder (cf. Ez 33.11).

Por esse motivo, seus alunos precisam compreender que eles são a propriedade exclusiva do Senhor e a maior de todas as suas criações. Explique que Deus tem propósitos para a vida de cada um deles. Dentre eles está o de adorar e engrandecer ao Criador. Seus alunos precisam aprender que não vieram a este mundo por acaso. Ainda que sejam jovens, Deus os convida a servi-Lo e a proclamarem o nome do Senhor a todas as pessoas (cf. Mt 28.19,20).

Tenha uma excelente aula! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário