quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - Samuel Unge um Novo Rei - Primários.

Primários

Lição 6

                           Samuel Unge um Novo Rei
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que os alunos compreendam que Deus conhece o nosso coração.
PONTO CENTRAL: Devemos ter um coração de acordo com o coração de Deus.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Mas o Senhor disse: [...] eu vejo o coração” (1 Sm 16.7)

     Querido(a) professor(a), em meio a uma sociedade tão ligada às aparências, ao “parecer” sobrepujando o ser, é um privilégio ensinar desde já aos seus alunos que Deus não olha como os homens, pois Ele vê o coração. Antes de transmitir esta importante lição a sua classe, permita que o Senhor fale primeiramente com você através dela. Examine-se a si mesmo, conserte o que for necessário e certamente seus alunos receberão a ministração dessa poderosa mensagem não apenas através de suas palavras, como também por meio de seu exemplo. E isto sempre torna qualquer ensino mais rico e seus efeitos mais prolongados e eficazes. 
     O fascínio do ser humano pela própria imagem e status perante os demais não é uma peculiaridade do no tempo. Hoje, a internet e redes sociais talvez só funcionem como uma lente de aumento em relação a isso. Mas há milênios esta vaidade está presente em todas as esferas e círculos sociais, até mesmo eclesiásticos.

    Diversas vezes Jesus falou aos fariseus que muitas de suas “obediências” às leis e “boas” ações só tinham o intuito de impressionar aos homens. E como esta era a intenção de seus corações, a recompensa terrena, apenas esta a teriam, pois de Deus, que sonda o coração, nada os daria.
Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.

Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.

Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”. (Mt 6.1-4 NTLH)
     Todos nós, que servimos ao Senhor em um ministério dentro da igreja, precisamos constantemente nos examinar, a fim de nos manter atentos ao alerta de Jesus sobre nos guardarmos do “fermento dos fariseus”, que é a hipocrisia (Lc 12.1).
    Jesus usa o fermento para ilustrar o perigo da hipocrisia, de viver de aparência invés de preocupando-se com a qualidade do conteúdo, já que o fermento faz a massa crescer, deixando-a com uma aparência melhor e maior, mas sem aumentar ou melhorar em nada seu valor nutricional ou mesmo o sabor ao paladar.
   Infelizmente, tal qual no tempo de Jesus, hoje também existem muitos religiosos dentro das igrejas assim. Sem enxergarem-se se adéquam perfeitamente no termo usado por Jesus acerca dos religiosos de sua época: “Sepulcros caiados” (Mt 23.27). Só preocupados com o “bom testemunho” pelos elogios e boa fama que vão receber perante os demais, vão endurecendo seus corações para o genuíno amor a Cristo e ao próximo.

   Que a admiração e o elogio humanos não seja a recompensa que busquemos. Lembre-se que foi em circunstâncias como essa, em que Saul preocupou-se mais com sua imagem perante o povo do que perante a Deus (1 Sm 3.6-14; 15.1-29), perdendo o reino de Israel e a bênção do Senhor em sua vida. Sejamos como Davi, que acerca das próprias falhas se humilhou perante todos para engrandecer e receber o perdão do Deus Todo-Poderoso - o único de quem Davi buscava a admiração e elogio.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário