quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Lição 10 - 4º Trimestre 2017 - A Moeda Perdida - Juniores.

Lição 10

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
                      A Moeda Perdida – Lucas 15.8-10
4° Trimestre de 2017
juniores4tcapa
Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana seus alunos aprenderão o quanto são importantes para Deus. A história contada na lição de hoje apresenta a preocupação da mulher com a moeda que havia perdido. Ela possuía em seu poder dez moedas, mas não se conformou com o sumiço de apenas uma das moedas.
Certamente, já ouvimos várias explicações a respeito deste texto bíblico. A mensagem central dessa história é apresentar a preocupação de Deus em relação aos que estão perdidos. Entretanto, há preciosos detalhes que podem ser encontrados nesta rica passagem bíblica.

Antes de qualquer detalhe é importante enfatizar que o Criador não desiste de buscar os que estão perdidos. Podemos claramente compreender a sua bondade quando estudamos outros textos bíblicos como a história da ovelha perdida que narra a disposição do pastor em deixar as noventa e nove no aprisco e sair ao encontro daquela que havia se desgarrado (Lc 15.4-7). Também encontramos a história do filho pródigo, que mesmo depois de haver desperdiçado toda a sua herança, ainda foi recebido amorosamente pelo seu pai (Lc 15.11-24).

Definitivamente, Deus não tem prazer na morte do pecador, mas que ele se arrependa e viva. No entanto, para que isso aconteça, importa que a pessoa compreenda a mensagem do evangelho que e reconheça a necessidade de arrependimento e reconciliação com o seu Criador, deixando a vida de pecados para caminhar na presença de Deus em comunhão com aqueles que também desfrutam da mesma salvação.

Observando com mais detalhes a história da moeda perdida é possível perceber que aquela moeda possuía um valor para mulher que excedia o monetário. A busca incessante da mulher pela moeda caracterizava o comportamento de alguém que tinha a preocupação excessiva para que a moeda aparecesse. De acordo com o Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (2007, p. 174):
[...] Nos tempos do Novo Testamento os presentes dados à noiva frequentemente tomavam a forma de moedas, nas quais se faziam furos para que pudessem ser usadas em cordão ou em uma toca. É provável que a mulher da parábola contada por Jesus, que ficou perturbada quando perdeu uma das dez moedas de prata, estivesse muito aborrecida porque estas moedas podem ter sido o seu dote (Lc 15.8-10).
Mas por que ela ficou tão perturbada? Porque levar seu dote para o casamento simbolizava sua parte no relacionamento, distinguindo-a de uma escrava ou serva, e dando-lhe a dignidade de uma personalidade de que ela desfrutava além de sua identidade como esposa de seu marido.
O fato de a mulher ter apenas dez moedas sugere que ela e seu marido eram pobres. Mas a sua busca alucinada reflete que, para ela, a moeda era muito mais preciosa por sua simbologia do que por seu valor monetário.
Mas uma vez, vemos que com uma simples parábola Jesus deixou perfeitamente claro aos seus ouvintes que os perdidos são verdadeiramente preciosos para Deus.
Assim, podemos entender o sentimento do Senhor por aqueles que estão perdidos. A preocupação de Deus não se resume em considerar o valor quantitativo daqueles que estão ou não em sua presença. Mas o interesse do Senhor está na importância que cada alma possui de forma individual. Assim como cada moeda tinha um sentido especial para aquela mulher, cada pessoa tem um sentido especial para Deus. Isso significa que não estamos despercebidos ao olhar de Deus, mas Ele nos conhece e nos sonda em nossas particularidades.

Aproveite e demonstre aos seus alunos o quanto eles são especiais para Deus e também para você. É bom quando somos notados e lembrados pelas pessoas, e na fase que seus alunos estão, essa demonstração de afeto e preocupação faz toda a diferença. Para reforçar o ensinamento da lição, prepare com antecedência, bombons escondidos pela sala de aula. Pode ser debaixo das cadeiras, atrás do armário ou da porta, nas extremidades do mural, e ouros lugares possíveis. Ao final da lição, diga aos seus alunos que há vários bombons espalhados pela sala e que, assim como a mulher, também devemos procurar por algo muito precioso que está perdido. Reforce a lição de que somos especiais para Deus.
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário