terça-feira, 12 de março de 2013

Lição 11 - 1º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
Deus realiza sonhos, Deus escolhe líderes
  • Lição 11-Tema: Um jantar que é um sonho

    Texto Bíblico: Gênesis 43.1-34; 44.1-34

    SAIBA MAIS...

    “Os últimos capítulos de Gênesis descrevem as viagens dos irmãos de José, entre Egito e Canaã, numa tentativa de conseguir trigo. As viagens culminam com José se revelando a seus irmãos, reconciliando-se com eles e tendo uma última chance de estar com seu pai. Desde a última vez que se avistara com seus irmãos, haviam-se passado vinte anos: treze anos no Egito, seguidos de sete bons anos. No capítulo 37, ele foi vê-los.

    No capítulo 42, seus irmãos foram vê-lo.

    Qual haveria de ser a reação de José? Será que ele os receberia de braços abertos? Iria ele deixar o passado no passado? As saudações de José podem nos surpreender. De início, ele acusa seus irmãos de serem espiões, o que eles são (42.9). Em seguida, coloca-os na prisão, afirmando que só os libertaria se um deles voltasse a Canaã para trazer o irmão mais novo (42.15-17). Em terceiro lugar, mantém Simeão aprisionado, enquanto os outros retornam para buscar Benjamim. Nesse meio tempo, José lhes enche os sacos de trigo e coloca o dinheiro no meio dos sacos. Não apenas espiões, mas também ladrões (42.18-25)?

    Em quarto lugar, com Benjamim presente, José volta a despedir seus irmãos, mas secretamente colocar uma valiosa taça de prata no saco de Benjamim (44.1-13). Judá então implora para que, no lugar de Benjamim, José o pegue como escravo (44.14-34).

    No contexto do relato bíblico, porém, qual seria o juízo do leitor acerca de José naquele momento? Ele foi cruel e malvado? Brincou com seus irmãos, mas secretamente coloca uma valiosa taça de prata no saco de Benjamim, José o pegue como escravo (44.14-34).” (Manual do Pentateuco, CPAD, p.141).
    ATIVIDADES
    Aproveite o assunto desta aula para trabalhar a importância da família. Se possível, peça aos alunos para trazerem fotos com suas família, e faça um mural com a ajuda deles, cujo nome pode ser: “EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR”, ou qualquer outro nome que eles escolham.  Se os alunos não tiverem fotos, peça-lhes para desenharem um retrato de sua família.  Se houver algum aluno que tenha pai, mãe ou irmão descrente, reúna-os para intercederem em favor dele.

    Tenha uma semana e uma aula abençoada!

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