terça-feira, 12 de março de 2013

Lição 11 - 1º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
Uma família abençoada - tempo de mudanças
  • Lição 11- Tema: Vamos fazer as pazes?

    Texto Bíblico: Gênesis 31.21-55

    Crescendo na graça e no conhecimento

    “O relato de 31.22-55 mostra pelo menos que Jacó e Raquel se merecem! Labão engana Jacó. Jacó ludibria Labão. Raquel ludibria Labão ao furtar seus ídolos domésticos (31.30,34,35), provocando um confronto entre Jacó e Labão.

    Será possível percebermos algo nas entrelinhas? Labão e Jacó se reconciliam e Labão volta para casa. O que é então feito dos ídolos sobre os quais Raquel, que estava em período fértil, sentou-se? É de se supor que tenha contado tudo ao marido após a partida de Labão. Será possível vermos Jacó tolerando tranquilamente a presença de falsos deuses no meio de seu pessoal?

    O tempo nem sempre soluciona relacionamentos arruinados; com freqüência intensifica ainda mais as diferenças. Mágoas demoram bastante para passar. Embora já se tivessem passado vinte anos, Esaú continuava ressentido com as atitudes do irmão; ou, pelo menos, era assim que pensava Jacó.

    Para pôr um fim a essa situação, o carnal Jacó traça um outro estratagema, sem estar inteiramente convencido de que sua segurança vem de Deus e não de si mesmo.

    Primeiro ele envia uma missão avançada (vv. 3-5), então planeja uma forma de evitar uma destruição completa nas mãos de Esaú (vv. 6-8). Em seguida, ora em desespero, mas sem expressar qualquer arrependimento, a menos que leiamos isso no versículo 10 (vv.9-12). Para finalizar, tenta comprar o perdão de Esaú (vv.13-21). Afinal, Jacó precisa encontrar Esaú ou Deus?” (Manual do Pentateuco. CPAD. o.228-129).

    ATIVIDADE
    Querido professor, pela graça de Deus, estamos aqui novamente para dar prosseguimento ao projeto pedagógico interdisciplinar sobre a família. Se você não teve a oportunidade de iniciá-lo ainda, dê uma olhada em nosso site nos subsídios anteriores.

    Reserve um momento da aula, de preferência o início, para cantar em roda com os alunos. Solicite que um de cada vez mencione a sua música.

    Se todos souberem, cante com toda a turma. Se não, pergunte ao aluno se ele gostaria de cantar para a turma. Tenha cuidado para perceber se alguma criança irá criticar a escolha da outra. Intervenha e enfatize que as escolhas são pessoais, por isso, devemos respeitá-las.

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