Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas
Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2012
A criação de Deus - A proteção e o cuidado de Deus
Lição 13
I. Leitura Bíblica Gênesis 1.12
II. De professor para professor.
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que tudo que Deus criou é bom.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é “BOM”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu criou a família, os animais, as plantas (faça uma recapitulação do trimestre). Explique que tudo que Deus criou é bom.
III. Para refletir.
Professora, domingo que vem será a última aula do trimestre. Então queremos apresentar um roteiro para esta aula. Observe-o com atenção:
• Ore;
• Recapitule a lição anterior;
• Estude a nova lição;
• Separe os visuais e cânticos;
• Consulte obras de referências, a fim de aprofundar-se no assunto;
• Leia com atenção todas as seções da revista, para que possa preparar com antecedência o material necessário para realizar as atividades em sala de aula;
• Planeje o encerramento do trimestre com festa. Decore a sala de aula com ilustrações referentes ao tema. Espalhe cartazes com os versículos-chave nas paredes. Prepare um lanche bem gostoso para celebrar o estudo sobre a criação de Deus. Aliás, faça uma faixa bem grande com o título do trimestre e algumas figuras.
• Ofereça uma pequena lembrança àqueles alunos que foram mais assíduos e decoraram os versículos. Mas esteja atenta para que nenhum aluno se sinta desprezado. Valorize cada avanço, cada crescimento, cada gesto, cada atitude de seus alunos.
• Celebre com muita música e festa, pois é uma grande vitória ter nossos alunos freqüentando a maior escola do mundo. Agradeça a Deus por tantas vitórias alcançadas durante o estudo deste abençoado tema.
IV. Conversando com o professor.
Meios para avaliação.
Os principais métodos para avaliação dos resultados do ensino são:
Reconhecimento de dados pessoais – O professor deve procurar obter informações sobre os seus alunos. Esses dados devem ser anotados numa ficha sobre o aluno.
Isto deverá ser feito pela primeira vez tão logo o aluno se matricule na classe. Periodicamente o professor poderá repetir a avaliação. Saberá então se houve mudança no comportamento do aluno. Deve-se cuidar para que os itens da ficha sejam objetivos, o que permitirá uma avaliação imparcial.
Observação – Esta é a melhor avaliação. É a que foi usada freqüentemente por Cristo. O professor observa a conduta do aluno. Essas observações devem ser feitas sem que o aluno perceba. Se o aluno notar que está observado, provavelmente mudará sua atitude e comportamento.
O professor não poderá estar continuamente com o aluno, por isso ele pode provocar situações para o observar. Entrevistas – Ao entrevistar o aluno, o professor deverá agir como se tratasse de uma conversa comum.
Trecho extraído de:
Mensageiros da Fé, número 2. Rio de Janeiro, CPAD
V. Sugestões
Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie os visuais do trimestre. Mostre os visuais e faça algumas perguntas sobre as lições.
Pergunte às crianças:
“Quem criou as aves?”
“Quem criou os rios e os peixes?”
“Quem nos criou?”
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