PERFIL
Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especiallização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de vinte e cinco anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o "Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional" e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados” e “Amor e Disciplina para criar filhos felizes”, todos títulos da CPAD. 14/02/2013 11:03Formando filhos para Deus (primeira parte)
Educar um filho é muito mais do que ensinar regras básicas de educação, pagar os estudos e dar comida e moradia
Os filhos são bênçãos de Deus para os casais a fim de preenchê-los e complementá-los. Os filhos alegram uma casa, trazem plenitude ao casamento e estendem o nome e a memória dos pais. São, na verdade, o grande empreendimento de um casal, mais do que casa ou bens, pois além de serem fruto do dom divino de gerar vida outorgado ao casal, ainda são indivíduos a quem podemos chamar de “nossos”.
Contudo, por mais gratificante que seja ser pai ou mãe, gerar um filho é só o primeiro ato da paternidade ou maternidade. A partir da fecundação, da vida criada ainda no útero materno, há um ser a formar, uma pessoa a construir, uma responsabilidade a considerar. Filho é uma pedra preciosa bruta e rara que Deus entrega aos pais, e o dever deles é esculpir, limpar e moldar o novo ser de forma a torná-lo único, para posteriormente devolvê-lo a Deus na forma de um adulto feliz, íntegro e temente a Deus.
Educar um filho, portanto, é muito mais do que ensinar regras básicas de educação, pagar os estudos, e dar comida e moradia. Educar um filho é formar uma pessoa, moldar seu temperamento, construir seu caráter e direcionar sua vida espiritual para Deus.
Contudo, por mais gratificante que seja ser pai ou mãe, gerar um filho é só o primeiro ato da paternidade ou maternidade. A partir da fecundação, da vida criada ainda no útero materno, há um ser a formar, uma pessoa a construir, uma responsabilidade a considerar. Filho é uma pedra preciosa bruta e rara que Deus entrega aos pais, e o dever deles é esculpir, limpar e moldar o novo ser de forma a torná-lo único, para posteriormente devolvê-lo a Deus na forma de um adulto feliz, íntegro e temente a Deus.
Educar um filho, portanto, é muito mais do que ensinar regras básicas de educação, pagar os estudos, e dar comida e moradia. Educar um filho é formar uma pessoa, moldar seu temperamento, construir seu caráter e direcionar sua vida espiritual para Deus.
Família
1) Espaço social – É na família que aprendemos nossos direitos e deveres, expressos verbalmente ou não, e que estabelecemos nossos primeiros vínculos com as coisas e as pessoas. A família faz a intermediação das nossas primeiras relações com o mundo, e nos acolhe com afeto ou desafeto, bem como com ações positivas (cuidado, carinho, diálogo etc) ou negativas (rejeição, abandono, abuso de poder, maus-tratos etc). É o primeiro espaço social que uma criança encontra ao nascer, e funciona como uma escola que nos ensina sobre relacionamentos. Isso é importante porque o ser humano só pode conhecer e reconhecer adequadamente o mundo e a si mesmo a partir de suas relações com os demais.
2) Espaço múltiplo – A família é uma instituição complexa, onde diferentes relações se formam e se influenciam mutuamente. Além da relação parental (entre pais e filhos), nela ainda perspassam a relação filial (entre irmãos) e a relação conjugal (entre marido e mulher). Isso explica o porquê de filhos se tornarem as causas das maiores alegrias de um casamento, como também o motivo para grandes discussões e conflitos. Quando educamos um filho, depositamos nele todas as nossas expectativas e vivências, e cada cônjuge educa sob o seu modelo particular de ser e de entender a realidade.
2) Espaço múltiplo – A família é uma instituição complexa, onde diferentes relações se formam e se influenciam mutuamente. Além da relação parental (entre pais e filhos), nela ainda perspassam a relação filial (entre irmãos) e a relação conjugal (entre marido e mulher). Isso explica o porquê de filhos se tornarem as causas das maiores alegrias de um casamento, como também o motivo para grandes discussões e conflitos. Quando educamos um filho, depositamos nele todas as nossas expectativas e vivências, e cada cônjuge educa sob o seu modelo particular de ser e de entender a realidade.
Vale ressaltar que todo casal precisa priorizar a vida conjugal, já que é a relação humana mais importante depois da conversão (1Co 7.32-34 e 1Pd 3.7). Além disso, quanto mais saudável é um casamento, mais saudáveis serão os filhos (Pv 17.6; 20.7). Afinal, o casamento gera filhos, os forma e mais tarde os libera para gerarem suas próprias famílias e filhos – enquanto a vida conjugal deve perdurar até que a morte separe os cônjuges.
3) Espaço em transformação – A família, mais do que qualquer outra instituição social, sofre e adapta-se às mudanças constantes na vida civil, política e ideológica. Questões de ordem financeira e histórica promovem mudanças na estrutura da família e nas suas formas de educar filhos. Antigamente, com as famílias numerosas, era comum os pais dividirem a responsabilidade de cuidar dos filhos menores com os filhos mais velhos, de modo que o irmão maior tomava conta do irmão mais novo. Hoje, consideramos grande uma família com mais de quatro crianças, e com a ênfase na educação multidisciplinar, onde as crianças desde cedo têm que aprender línguas, praticar esportes e estudar música e artes, há uma sobrecarga sobre os pais com jornada dupla, que trabalham fora e dentro de casa.
Há ainda questões de ordem psíquica que também interferem no modo como se dá a relação parental. Buscamos reproduzir ou negar a educação do nosso lar de origem, que certamente é diferente e até inversa à do cônjuge, o que interfere na forma como educamos nossos próprios filhos. Conciliar as experiências e os conceitos diferentes de duas pessoas sobre os valores e regras a serem ministradas aos filhos não é tarefa fácil, já que nossos conceitos de vida também evoluem e amadurecem com o passar dos anos.
4) Espaço dialógico – Sendo a família um espaço em constante transformação, é importante ressaltar a importância do diálogo (entre os cônjuges e destes com os filhos) para que as ações não se tornem desconexas e confusas. O casal precisa dialogar sobre regras práticas para o dia a dia, sobre finanças, sobre valores a serem ensinados aos filhos e sobre planejamento familiar. Precisam discutir sobre o tipo de instrução que será dada aos filhos, a saída ou não da mulher para o mercado de trabalho e o número de filhos desejável.
Há homens que sonham com um time de futebol e se casam com uma moça que só quer dois. Há mulheres que não querem filhos e se casam com homens ansiosos para serem pais. Há casais que pela sua atividade não podem ter muitos filhos. Há mulheres e homens que a julgar pelo seu temperamento não conseguem educar e manter sob domínio mais do que dois ou três filhos.
Em segundo lugar, é fundamental uma unidade na forma de pensar a função paterna ou materna. A Bíblia diz que os pais são privilegiados e abençoados (Sl 128.3-4; 127.3), mas há homens que não desejam ser pais, mulheres que têm medo de ficarem feias ou atarefadas se tiverem filhos, homens possessivos que não querem dividir a atenção da esposa com os filhos ou mulheres que não se sentem competentes para exercer a maternidade.
3) Espaço em transformação – A família, mais do que qualquer outra instituição social, sofre e adapta-se às mudanças constantes na vida civil, política e ideológica. Questões de ordem financeira e histórica promovem mudanças na estrutura da família e nas suas formas de educar filhos. Antigamente, com as famílias numerosas, era comum os pais dividirem a responsabilidade de cuidar dos filhos menores com os filhos mais velhos, de modo que o irmão maior tomava conta do irmão mais novo. Hoje, consideramos grande uma família com mais de quatro crianças, e com a ênfase na educação multidisciplinar, onde as crianças desde cedo têm que aprender línguas, praticar esportes e estudar música e artes, há uma sobrecarga sobre os pais com jornada dupla, que trabalham fora e dentro de casa.
Há ainda questões de ordem psíquica que também interferem no modo como se dá a relação parental. Buscamos reproduzir ou negar a educação do nosso lar de origem, que certamente é diferente e até inversa à do cônjuge, o que interfere na forma como educamos nossos próprios filhos. Conciliar as experiências e os conceitos diferentes de duas pessoas sobre os valores e regras a serem ministradas aos filhos não é tarefa fácil, já que nossos conceitos de vida também evoluem e amadurecem com o passar dos anos.
4) Espaço dialógico – Sendo a família um espaço em constante transformação, é importante ressaltar a importância do diálogo (entre os cônjuges e destes com os filhos) para que as ações não se tornem desconexas e confusas. O casal precisa dialogar sobre regras práticas para o dia a dia, sobre finanças, sobre valores a serem ensinados aos filhos e sobre planejamento familiar. Precisam discutir sobre o tipo de instrução que será dada aos filhos, a saída ou não da mulher para o mercado de trabalho e o número de filhos desejável.
Há homens que sonham com um time de futebol e se casam com uma moça que só quer dois. Há mulheres que não querem filhos e se casam com homens ansiosos para serem pais. Há casais que pela sua atividade não podem ter muitos filhos. Há mulheres e homens que a julgar pelo seu temperamento não conseguem educar e manter sob domínio mais do que dois ou três filhos.
Em segundo lugar, é fundamental uma unidade na forma de pensar a função paterna ou materna. A Bíblia diz que os pais são privilegiados e abençoados (Sl 128.3-4; 127.3), mas há homens que não desejam ser pais, mulheres que têm medo de ficarem feias ou atarefadas se tiverem filhos, homens possessivos que não querem dividir a atenção da esposa com os filhos ou mulheres que não se sentem competentes para exercer a maternidade.
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