segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lição 5 - 3º Trim. 2013 - Jovens e Adultos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2013
Filipenses - A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
  • Lição 5- As virtudes dos salvos em Cristo!

    INTRODUÇÃO

    I. A Dinâmica da Salvação
    II. Operando a Salvação com Temor e Tremor
    III. A Salvação Opera o Contentamento e a Alegria

    CONCLUSÃO

    Caro professor, a lição de número 5 tem como título, o seguinte assunto: “As virtudes dos Salvos em Cristo”. Precisamos estar atentos para os objetivos a serem alcançados pelos alunos após esta aula:

    1.    Conhecer a dinâmica da Salvação.

    2.    Analisar a operação da Salvação.

    3.    Saber que a Salvação opera alegria e contentamento no crente.

    Desenvolver o conteúdo da lição com foco nos objetivos a serem alcançados pelos alunos é responsabilidade de todo professor. Mas isso apenas é possível se o professor planejar bem a sua aula. Como disse o Pastor e educador Marcos Tuler:

    Não há como [os professores] desenvolverem um bom trabalho educativo sem metas bem delineadas à sua frente. Conforme lecionou Aristóteles, todos os nossos atos devem ter um fim definido, “à maneira dos arqueiros que apontam para um alvo bem assinalado” (TULER: CPAD, 2006, p.126).

    Por isso, para a aula desta semana, sugerimos ao professor introduzir o assunto da lição definindo o termo “virtude”. Levando em conta que esta palavra é o termo chave da aula desta semana, o professor poderá utilizar o Subsídio Filosófico Cristão, que se encontra na seção Auxílio Bibliográfico I da revista Lições Bíblicas Mestre. Ali, o filósofo cristão, Arthur Holmes, define virtude como:

    Uma disposição interior para o bem, e disposição é uma tendência a agir de acordo com certos padrões. [...] É diferente de um impulso momentâneo, por ser um hábito mental estabelecido, um traço interior e muitas vezes reflexivo. As virtudes são traços gerais do caráter que formulam sanções interiores sobre nossos motivos, intenções e conduta exterior (Lições Bíblicas Mestre: CPAD, 3º Tri, 2013, p.35).

    O prezado professor poderá confirmar na Lição de Mestre que o termo “virtude” é sintetizado eficientemente no quadro palavra-chave da revista: “Na lição é a disposição firme e constante para a prática do bem”. Esta definição está em pleno acordo com o conceito proposto por Arthur Holmes.

    Ainda na introdução da aula, explorar a palavra virtude reforçará a fundamentação teórica para estabelecermos a tese principal da lição: “Ser perseverante na obediência ao Santo Evangelho”. Cabe aqui, uma indagação: “Por que seremos perseverantes na obediência ao Santo Evangelho?” Será nesta perspectiva que trabalharemos os demais tópicos da lição, procurando responder ao que está sendo proposto como tese principal da aula: Porque a Salvação é Dinâmica (Tópico I); Porque a salvação opera com Temor e Tremor (Tópico II); Porque a Salvação opera o Contentamento e a Alegria (Tópico III).

    Desejamos a todos uma ótima aula!

    Marcelo de Oliveira e Oliveira, redator do Setor de Educação Cristã da CPAD.

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

    CABRAL, Elienai. Lições Bíblicas: Filipenses, A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. 3º Tri. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

    TULER, Marcos. Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário