domingo, 22 de outubro de 2017

Lição 04 - 4º Trimestre 2017 - A Corajosa Luta de Jônatas - Primários.

Primários

Lição 4

                                     A Corajosa Luta de Jônatas
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que as crianças entendam que com Deus não precisamos ter medo.
PONTO CENTRAL: Estamos seguros com Deus.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “[...] Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo [...]” (Js 1.9)
     
    Querido(a) professor(a), nesta próxima lição vamos abordar um tema muito importante, especialmente nesta faixa etária – vencer o medo! Todos nós temos nossos temores. Eles só variam de acordo com a idade, situação e pessoa. Por isso, é importante não desdenhar dos medos que os pequeninos têm, nem ensiná-los a ignorá-los, fingindo que eles não existem. Explique-os que “corajoso” não é a pessoa que não possui medos, mas aquela que mesmo os tendo, com fé em Deus os enfrenta e supera. 
    Os medos das crianças tendem a ser menos abstratos que os nossos, porém merecem a mesma atenção e consideração. Seja qual for o temor, a idade ou seu possuidor, todos precisamos enfrentá-lo, dominá-lo para não sermos dominados por eles. E o Senhor é conosco para isso.

  Converse com seus pequeninos, diga-os que você também tem medo, ilustre com exemplos concretos de coisas mais simples que possam ser compartilhadas com crianças da idade deles, como “medo de barata”, “de voar de avião”, etc. Seja honesto e conte-os como você os vence, orando e confiando no Senhor! Essa troca é muito especial. Seus alunos te admiram e se espelham em você. Ao saber como você vence seus temores eles seguirão o seu exemplo de fé em Deus para também vencer o deles.
A nova tarefa de Josué consistia principalmente em liderar mais de dois milhões de pessoas em uma estranha e nova terra, e conquistá-la. Que desafio – até para um homem do calibre de Josué! Todo novo trabalho é um desafio. Sem Deus ele pode ser assustador. Com Deus pode ser uma grande aventura. Assim como o Senhor esteve com Josué, Ele está conosco quando enfrentamos novos desafios. Podemos não conquistar nações, mas diariamente enfrentamos situações difíceis, pessoas atribuladas e tentações. Porém, Deus promete nunca nos abandonar ou deixar de nos ajudar. Ao pedir ao Senhor para que nos dirija, podemos vencer muitos desafios na vida.

[...] Quando Deus chamou Josué, por três vezes mandou que ele fosse forte e corajoso (Js 1.6,7,9). No verso 18 ele recebe o mesmo tipo de encorajamento das pessoas. Aparentemente, guardou a mensagem de Deus em seu coração, e encontrou a força e coragem necessárias neste relacionamento com o Senhor. Da próxima vez que você tiver medo de fazer o que é certo, lembre-se que aquela mesma força e coragem vindas de Deus estão disponíveis para todos os que confiam no Senhor. (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp. 277-78)
 O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário