quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Lição 05 - 4º Trimestre 2017 - A Tola Promessa de Saul - Primários.

Primários

Lição 5

                                      A Tola Promessa de Saul
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que o aluno compreenda que devemos ter cuidado com as promessas que fazemos.
PONTO CENTRAL: Deus se agrada de quem é bondoso.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Toda maldade é pecado [...]” (1 João 5.17a)
     Querido(a) professor(a), na próxima aula seus alunos conhecerão um pouco mais sobre a história do rei Saul e do que fez com que Deus se desagradasse dele. No episódio da lição, narrado em 1 Samuel 14.24-26, a impulsividade do monarca pôs em risco centenas de soldados, uma nação inteira, o povo de Deus. Ele colocou o seu desejo cego pela vitória acima do valor que tem a vida de cada ser humano. 
     Trazendo para o nosso contexto atual, essa atitude Saul poderia ser comparada a de pessoas que, para subirem na carreira ou conseguirem alguma coisa, “atropelam, passam por cima de quem estiver no seu caminho”, usam as pessoas para alcançarem o que desejam. Às vezes, o objetivo final é até algo nobre, positivo ou mesmo agradável ao Senhor, como era neste caso do rei Saul. Afinal, o Senhor desejava dar vitória e livramento ao seu povo na guerra. Contudo, os meios para tal conquista precisam ser igualmente corretos. E foi nisso que Saul falhou, em mais de uma ocasião.
     Para um Deus tão ético, amoroso e justo como o nosso os fins não justificam os meios. Portanto, a promessa de Saul, por melhor que fosse sua intenção ou objetivo final foi prejudicial ao seu povo e desagradável aos olhos do Senhor
     Na idade de seus primários o caráter está sendo formado, definido. E juntamente com isso a capacidade de controlar seus impulsos, de fazer boas escolhas, de pensar não apenas em si, mas também no outro. Eles estão desenvolvendo a capacidade intelectual e emocional de lidarem com a impulsividade e egoísmo, inerente a todo ser humano e ainda mais latente na fase da infância. Por isso, esta é uma lição muito importante. Contextualize estes conceitos para situações do dia a dia deles, de como agiriam no lugar de Saul, se deixariam seus amigos com fome ou os prejudicaria para conseguir ganhar o que querem. Dê exemplos práticos do contexto deles.
     Após contar-lhes a história e aplicar todas as atividades sugeridas na sua revista de ED, faça uma brincadeira para ilustrar as lições aprendidas e fixá-las em suas memórias. Você vai precisar apenas de folhas de papel A4 e giz de cera colorido.

     Distribua o material para a classe e peça que na folha em branco escrevam, rabisquem, desenhem, amassem, dobrem, façam tudo o que quiser, em apenas 20 segundos. Ao final, diga que lhes dará mais 20 segundos para que deixem a folha exatamente como era antes: branca dos dois lados, sem nenhum amassado, perfeita! Evidentemente é impossível e quando eles lhes responderem isso, explique que aquilo que escrevemos ou rabiscamos são como as palavras que dizemos e as promessas que fazemos. Uma vez ditas, não podemos nunca mais voltar atrás, reparar ou apagar o efeito delas. E a folha é como o coração de Deus e das pessoas que amamos. Por isso precisamos ter muito cuidado com tudo o que falamos ou prometemos, para não “amassar”, magoar o coração do Senhor e das pessoas que nos cercam.

      Em seguida, com a lição aprendida, distribua novas folhas com o título: “Que as palavras da minha boca e o meditar do meu coração sejam agradáveis a ti, SENHOR” (Salmos 19.14). Peça que eles leiam juntos este versículo e dessa vez só escrevam, desenhem e façam o que há de melhor, com todo cuidado e capricho.

     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário