Primários
Lição 3
- Detalhes
- Categoria: Primários
- Publicado: 11 Outubro 2017
O Erro de Saul
4° Trimestre de 2017
OBJETIVO: Que os alunos compreendam que não devemos nos precipitar (agir sem pensar).
PONTO CENTRAL: O precipitado prejudica a si e aos outros.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho” (Pv 19.2)
Querido(a) professor(a), na próxima aula explicaremos aos pequeninos o conceito de precipitação e pecado, ambos determinantes para toda a vida. Ao explicá-los é muito importante utilizar exemplos práticos de suas rotinas que ilustrem o que estas palavras significam.
Diferente dos adultos, as crianças ainda não são capazes de reconhecer seus medos e ansiedade como exagerados ou irracionais dosar seus impulsos e espontaneidade. Elas ainda estão desenvolvendo a capacidade de esperar e de ponderar antes de agirem. Por isso mesmo esta conversa é tão importante.
Após a lição, sugerimos que você utilize os visuais desta e da aula anterior para que de forma lúdica exemplifiquemos que a pressa pode causar grandes erros. Posicione cada visual em ordem diferente e um aluno por vez terá a chance de olhar as figuras, muito rapidamente, por apenas alguns segundos, antes que você as embaralhe. Em seguida, o aluno terá que posicioná-las na ordem exata que viram apressadamente. Conforme eles errarem as posições, explique que precisamos refletir por mais tempo para tomarmos decisões assertivas. Em seguida, vá permitindo que eles tenham mais tempo para olharem e memorizarem as posições até que acertem a ordem exposta inicialmente.
Diferente dos adultos, as crianças ainda não são capazes de reconhecer seus medos e ansiedade como exagerados ou irracionais dosar seus impulsos e espontaneidade. Elas ainda estão desenvolvendo a capacidade de esperar e de ponderar antes de agirem. Por isso mesmo esta conversa é tão importante.
Após a lição, sugerimos que você utilize os visuais desta e da aula anterior para que de forma lúdica exemplifiquemos que a pressa pode causar grandes erros. Posicione cada visual em ordem diferente e um aluno por vez terá a chance de olhar as figuras, muito rapidamente, por apenas alguns segundos, antes que você as embaralhe. Em seguida, o aluno terá que posicioná-las na ordem exata que viram apressadamente. Conforme eles errarem as posições, explique que precisamos refletir por mais tempo para tomarmos decisões assertivas. Em seguida, vá permitindo que eles tenham mais tempo para olharem e memorizarem as posições até que acertem a ordem exposta inicialmente.
O significado de pecado. Há quem afirme que o pecado é algo fragmentado. Ele acontece acidentalmente. Com efeito, porém, a realidade das Escrituras aponta outro ensino com respeito ao pecado. Ele surgiu no universo e depois no mundo humano, através da desobediência. O Diabo não foi enganado quando cometeu o primeiro pecado. Da mesma forma Adão não foi enganado (1 Tm 2.14). Tanto o Diabo como Adão pecaram de olhos abertos. De igual modo, o pecado não é apenas um ato de debilidade ou fraqueza, por que ele foi concebido por seres fortes e capazes (Ez 28.12-16; 2 Pe 2.4). O pecado em qualquer sentido – pensado, planejado e praticado – fere a santidade de Deus [...]
Definição da natureza do pecado. Por natureza, o pecado, segundo se diz, se entende como sendo “qualquer falta que fere a santidade de Deus”, quem em ato, atitude, estado, ou natureza. As Escrituras põem em relevo dois pontos principais ou qualidades morais: a santidade e seu antagonista, o pecado. Pode-se dizer que, na esfera moral, o primeiro corresponde ao Bem e o segundo ao Mal. Todos os demais princípios e qualidades morais podem ser classificados de maneira a se identificar com um desses dois grupos. E por isso mesmo o pecado, como sua “antítese”, recebe na Bíblia atenção ampla e adequada. Em seu escopo geral, sem nenhuma exceção, as Escrituras descrevem o pecado como sendo de natureza má em todos os seus aspectos, e como algo áspero, mau e nocivo. (PEDRO, Severino. A Doutrina do Pecado. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 12,18)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
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