quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Lição 3 - 4º Trimestre 2017 - Aprendendo sobre os dois Testamentos - Adolescentes.

Lição 3

Aprendendo sobre os dois testamentos
4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO:
O ANTIGO TESTAMENTO, A PALAVRA ANTIGA DE DEUS
O NOVO TESTAMENTO, UMA NOVIDADE PARA VIDA
OBJETIVOS
Mostrar
 as divisões do Antigo Testamento;
Desdobrar as divisões do Novo Testamento;
Conscientizar seus alunos da importância dos dois testamentos;
SOBRE A PALAVRA “TESTAMENTO”
Prezado professor, prezada professora, é importante saber que existem especialistas bíblicos que adotam a expressão Primeiro Testamento, em lugar de Antigo Testamento e Segundo Testamento, em lugar de Novo Testamento, pois a palavra “antigo” as vezes sugere a ideia de algo obsoleto e de menor consequência. Entretanto, quem escolheu o termo antigo não tinha uma intenção depreciativa para com a Bíblia. Todavia, hoje, há quem considere falta de respeito com o texto bíblico. Por isso, alguns biblistas denominam os dois testamentos de “Primeiro Testamento”, em vez de Antigo; “Segundo Testamento”, em vez de Novo.

“A palavra ‘testamento’, nas designações ‘Antigo Testamento’ e ‘Novo Testamento’, para as duas divisões da Bíblia remonta através do latim testamentum ao termo grego diathéke, o qual na maioria de suas ocorrências na Bíblia grega significa ‘concerto’ em vez de ‘testamento’. Em Jeremias 31.31, foi profetizado um novo concerto que iria substituir aquele que Deus fez com Israel no deserto (Êx 24.7,8). ‘Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro’ (Hb 8.13). Os escritores do Novo Testamento veem o cumprimento da profecia do novo concerto na nova ordem inaugurada pela obra de Cristo. Suas próprias palavras ao instituir esse concerto (1 Co 11.25) dão autoridade a esta interpretação. Portanto, os livros do Antigo Testamento são assim chamados por causa de sua estreita associação com a história do ‘antigo concerto’. E os livros do Novo Testamento são desse modo designados porque se tratam dos documentos do estabelecimento do ‘novo concerto’” (COMFORT, Philip Wesley. A Origem da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, pp.15,16).
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

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