quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Lição 2 - 4º Trimestre 2017 - Saul, o Primeiro Rei - Primários.

Primários

Lição 2

                                Saul, o Primeiro Rei
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que o aluno compreenda que precisamos fazer a vontade de Deus para sermos felizes.
PONTO CENTRAL: A vontade de Deus nos torna felizes.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Feliz aquele que confia em Deus” (Sl 40.4a)
     Querido(a) professor(a), o conceito geral de “felicidade” em nossa sociedade atual está muito distorcido da genuína alegria e satisfação plena, da felicidade segundo os padrões espirituais. Nesta geração, imersa no capitalismo e nas aparências, até mesmo as crianças associam felicidade a bens materiais, ao status, ao ter e não ao ser. Por isso, antes de iniciar esta aula, sugerimos um bate-papo sobre o assunto com os pequeninos para esclarecer possíveis dúvidas ou reparar algumas distorções.
      Convide a turma para sentar-se ao seu lado, em círculo, e pergunte: “O que é felicidade?” Deixe que falem e se expressem livremente. Como este pode ser um conceito muito abstrato, se for preciso, faça uma brincadeira de completarem a sua frase: “Eu sou feliz por que...” Neste momento esteja bastante atenta ao que cada aluno falará. Esta é uma valiosa oportunidade de conhecer melhor suas vidas, rotina, personalidade, contexto familiar, etc.

     Após todos falarem, explique que a verdadeira felicidade não depende dos brinquedos que temos ou de qualquer outra coisa material que possamos ganhar, mas está relacionada à presença de Deus morando em nós, a tudo que Ele é e faz por nós porque nos ama tanto. “O Senhor nos criou e quer que sejamos muito felizes, por isso Ele nos ensina em sua Palavra tudo o que precisamos fazer para termos a verdadeira felicidade. Se o obedecermos, seremos muito felizes”.
O rei (Davi) havia encontrado o segredo para ter a verdadeira alegria, que é muito mais profunda que a ventura. Podemos ficar alegres apesar das mais sérias dificuldades. A ventura é temporária, porque é baseada em circunstâncias externas, mas a alegria é duradoura quando decorre da presença de Deus dentro de nós. À medida que contemplamos a presença de Deus diariamente, encontramos a satisfação. À medida que entendemos o futuro que Ele planejou para nós, experimentamos a alegria. Não baseie sua vida em circunstâncias, e sim em Deus. (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 748).
      O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário