Lição 5 - Felizes os que são humildes de coração
4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Mateus 5.5; João 6.1-13.
Prezado(a) professor(a),
A lição desta semana nos apresenta um fato bem curioso que revela o olhar de Deus sobre o coração humilde. Jesus não operava milagres apenas com vista em atender alguma necessidade humana, mas também tinha como finalidade ensinar grandes lições aos seus discípulos e seguidores. Na história de hoje, o Mestre utiliza o evento da multiplicação dos pães e peixes para ensiná-los que basta apenas um coração humilde e disposto a ser usado por Deus para que maravilhas aconteçam. O centro das atenções na história de hoje não é o próprio Jesus, e sim o menino que, humildemente, apresenta aos discípulos apenas cinco pães e dois peixinhos na intenção de colaborar para que a multidão tivesse a fome saciada. Mas o que seria aquela mera quantidade de alimentos para uma tão grande multidão? O que parecia ser insuficiente foi, justamente, o que o Mestre usou para operar um grande milagre. Jesus ensinou uma grande lição de humildade aos seus discípulos. Assim como o menino se apresentou diante deles, tudo o que o Senhor precisa para operar um milagre é a entrega humilde de um coração sincero e que se preocupa com a necessidade do próximo. Na aula de hoje, é importante que seus alunos aprendam com o exemplo daquele menino, que mesmo sem a noção completa do problema e tendo pouco a oferecer, humildemente, compartilhou o que tinha com aqueles que precisavam.
A. Um gesto de humildade. O exemplo do menino deve ser explorado ao máximo na lição desta semana. É importante que seus alunos aprendam a mesma lição que os discípulos de Jesus precisavam aprender: Deus honra o coração humilde que oferece o seu melhor (cf. 2 Sm 24.23,24; 2 Co 9.7). O interessante da simplicidade do menino é que ele não parou para pensar na dimensão do problema que os discípulos se preocupavam em resolver. Quando o Mestre pergunta onde comprariam tantos pães para aquela multidão se alimentar, a resposta de Filipe visava apenas as circunstâncias. Nesta ocasião, Jesus mostra que a atitude de Filipe não reflete a mesma simplicidade do menino. O exercício da fé requer dos seguidores de Cristo não compreender as realidades da vida na mesma perspectiva dos descrentes que não possuem a mesma experiência de fé (cf. 2 Co 5.7). Em contrapartida, a fé exige confiar em Deus mesmo quando as circunstâncias não apresentam nenhum ponto favorável para acontecer o milagre (cf. Hb 11.1). Era um exercício de aprendizagem para os discípulos e também o é para nós como seguidores de Cristo.
B. Um coração sincero que se preocupou com a necessidade do próximo. Uma das atitudes do menino que mais chama a atenção nesta história é a sua prontidão em desejar compartilhar com a multidão tudo o que tinha. Era óbvio que apenas cinco pães e dois peixinhos não eram o suficiente para alimentar uma grande multidão. Mas o menino não teve a mínima preocupação, ele apenas fez a sua parte, levando aos discípulos tudo o que tinha (v. 9). É importante que seus alunos aprendam a agir do mesmo modo. Não importa o quanto podemos fazer para a obra de Deus e sim como estamos fazendo. O Mestre ensinou que tudo quanto fizermos em favor das pessoas, a Ele estamos fazendo. Outro detalhe é que o menino não se importou se as outras pessoas não estavam contribuindo. De forma simples e sincera, ele apenas estava focado em fazer a sua parte. Jesus, ao ver a sinceridade do menino, opera um grande milagre de modo que a multiplicação dos pães e peixes sobejou a ponto de sobrar doze cestos de pedaços de tudo o que haviam comido (vv. 12,13). Ensine aos seus alunos que a bênção do Deus é completa onde há sinceridade e verdade. Se cada um fizer a sua parte o Senhor honrará e um grande milagre acontecerá, até mesmo sobre aqueles que não tiverem fé suficiente.
A lição desta semana traz um grande exemplo de fé e honestidade que resultou em grande milagre. Ressalte que Deus se alegra quando nos apresentamos diante dEle de forma simples e verdadeira. A Palavra de Deus afirma que o Senhor não rejeita um coração quebrantado (cf. Sl 51.17). Mostre aos seus alunos que Deus sonda o coração de cada um deles e quer operar muitos milagres através da fé simples e verdadeira. E para reforçar a importância de compartilharmos a bênção de Deus, providencie um café da manhã ao término da aula. Peça para cada aluno, se possível, trazer alguma contribuição para o café. Não se importe eles trarão ou não. Ao final, mostre que o Senhor é quem multiplica o que precisamos não importa o tamanho da nossa contribuição e que devemos compartilhar o que temos para o bem de outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário