quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Lição 08 - 4º Trimestre 2018 - Neemias, o Herói que não Desistiu - Primários.

Lição 8 - Neemias, o Herói que não Desistiu

4º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que não devemos desistir diante das dificuldades, pois o Senhor é conosco.
Ponto central: É preciso perseverar até receber a vitória.
Memória em ação: “[...] não desanimem, nem desistam [...]” (Hb 12.3b).
Querido (a) professor (a), em nossa próxima aula vamos falar sobre um tema tão difícil de praticar, até mesmo para nós adultos: PERSEVERAR! Diante das dificuldades, dos imprevistos, dos infortúnios, das injustiças, do cansaço, da derrota, do desânimo, ou seja, da vida. Oh, como é difícil não desistir e perseverar até o fim, até receber a promessa! Imagina então se manter firme, mesmo ciente de que “esse fim” tão desejado pode não ser como nós esperamos. Ou ainda, perseverar no Senhor, mesmo se a promessa não vier. Isso mesmo. A verdade – que requer ainda maior fé, maturidade e genuíno amor por Deus –, é esta: por mais que perseveremos crendo, nem sempre vivenciamos as promessas.
Responda para si mesmo: Eu ainda seria fiel ao Senhor se Ele não fizesse o que tanto peço em oração? Eu ainda o amaria, ainda o serviria? Porque os “heróis da fé” mencionados em Hebreus 11 assim fizeram.
[...] Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria.  E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11.13-16).
Nesta revista cujo tema e objetivo central é apresentar aos pequeninos alguns heróis, cujas histórias registradas nas Sagradas Escrituras nos inspiram enormemente a perseverar em nossas próprias batalhas não tem como não lembrar desta maravilhosa galeria dos heróis da fé. Você estaria entre eles, entre os que “sem terem recebido as promessas” (v.13), ainda assim morreram cheios de fé?
Evidentemente o texto de Hebreus se refere à promessa da vida eterna, da Canaã celestial. Contudo, ainda é válida a reflexão: sirvo a Deus por amor ou por obrigação? Ou por medo? Ou hábito? Ou por interesse? Se Ele não cumprir o que eu tanto espero, oro, preciso, eu ainda o amarei e servirei com o mesmo fervor?!
Independente de suas respostas converse com o Pai, peça a Ele esse amor que fortalece a fé de um homem tão poderosamente a ponto de ultrapassar a lógica humana, o tempo e até mesmo a morte... Que vive aqui e adentra a Eternidade com a compreensão e alegre contentamento de que a nossa Pátria não é neste mundo.
Que a alegria da salvação renove as suas forças para continuar perseverando em todas as suas batalhas.
[...] não desanimem, nem desistam [...]” (Hebreus 12.3).
[...] aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 24.13)
[...] O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3.5,6)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário