sexta-feira, 3 de maio de 2019

Lição 05 - 2º Trimestre 2019 - O Sumo Sacerdote e os Sacerdotes - Juvenis.

Lição 5 - O Sumo Sacerdote e os sacerdotes

2º Trimestre de 2019
“Jurou o SENHOR e não se arrependerá: Tu serás um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque” (Sl 110.4).
OBJETIVOS
Compreender o conceito de sacerdote;
Refletir sobre a liderança sacerdotal;
Reconhecer a necessidade dos pré-requisitos para a liderança.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. QUEM É O SACERDOTE?
2. A FUNÇÃO SACERDOTAL NO JUDAÍSMO
3. PRÉ-REQUESITOS PARA O EXERCÍCIO SACERDOTAL
4. O SACERDÓCIO ETERNO DE CRISTO
Querido (a) professor (a), no próximo domingo vamos prosseguir com nosso estudo sobre liderança, desta vez analisando-a sob a perspectiva da instituição divina do sacerdócio.
Provavelmente o conceito, propósito e atribuições do sacerdote não estão claros para muitos alunos em sua turma. Portanto, é primordial antes de focar nos demais objetivos desta aula, esclarecer esses aspectos. Por isso, disponibilizamos aqui como subsídio um aprofundamento sobre o tema sacerdócio. 
Lembrando sempre o que vale para esta e todas as suas aulas: caso surja alguma dúvida em classe que você, mestre, não tenha estudado ou que não esteja totalmente convicto da resposta, seja franco com seus juvenis. A humildade e honestidade são lições que só podem ser ensinadas, tal como aprendidas, na prática. Quantas não são as vezes que, mesmo sem perceber, você está ensinando a seus juvenis sobre elas com suas atitudes?!  E dizer a verdade sempre, inclusive em aula quando não souber algo, é uma forma de ensinar essas que estão entre as mais importantes lições da vida.
Portanto, em caso de dúvida, não se preocupe, apenas comprometa-se a pesquisar e trazer uma resposta na próxima aula. Você pode até mesmo convidar a todos a te acompanharem nesta busca. Anote o lembrete em sua agenda, revista ou mesmo smartphone, para não se esquecer de cumprir com tal compromisso.

SACERDOTE, SACERDÓCIO O sacerdote é um ministro autorizado para as coisas sagradas, especialmente aquele que oferece sacrifícios no altar e age como mediador entre o homem e Deus.
Propósito
O sacerdócio hebraico constituiu uma das características dominantes da religião e da vida do AT. Isso pode ser constatado não só através das múltiplas referências feitas nas Escrituras, mas na própria construção da religião do AT com sua classe especial de sacerdotes representativos, e pela importância das relações e das funções religiosas durante a vida toda.
A visão hebraica do mundo, e da vida no mundo, era completamente controlada pelo sobrenatural e impregnada dele. A necessidade de manter relações aceitáveis com Deus, que não eram naturais ao homem, concedia ao sacerdote e aos seus ensinos a mais elevada prioridade. Eles eram necessários para a preservação de um permanente contato de Israel com Deus. O israelita relacionava-se com Deus através de um pacto nacional especial que envolvia o sacerdócio por causa de seus serviços essenciais como mediador e representante. Portanto, os sacerdotes operavam entre Deus e o povo a fim de preservar esse relacionamento estabelecido através da aliança.
O sucesso da religião sacerdotal dependia intensamente di significado e do espírito dessa operação, especialmente por parte do próprio povo. [...]
Terminologia
As palavras hebraicas kohen, kahen (uma forma aramaica), que foram em geral traduzidas como “sacerdote”, e kehunna como “sacerdócio”,  junto com a forma verbal kahan, “ser sacerdote”, “ministrar” ou “desempenhar a função de sacerdote”, ocorrem 775 vezes no AT. [...]Acredita-se que a origem da palavra kohen, embora desconhecida, venha do termo kahan aliado a kun, isto é “permanecer”, referindo-se ao sacerdote como aquele que permanece perante Deus como servo e representante do povo, e também como alguém que permanece perante o povo como representante de Deus, O serviço do sacerdócio é representado dessa maneira (Nm 16.9; Dt 10.8; 17.12; 18.5). (PFEIFFER, Charles F. VOS, Howard F. REA, John. DICIONÁRIO BÍBLICO WYCLIFFE.Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 1713-14)
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

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