quinta-feira, 23 de maio de 2019

Lição 08 - 2º Trimestre 2019 - Josafá, o Herói que Cantou - Juniores.

Lição 8 - Josafá, o herói que cantou

2º Trimestre de 2019
Texto Bíblico – 2 Crônicas 20.1-30.
Caro(a) professor(a),
Em geral, somos inclinados a buscar a face de Deus apenas quando os problemas surgem e as circunstâncias não são favoráveis. Na lição de hoje vamos aprender com o exemplo de Josafá como o verdadeiro servo de Deus deve se comportar diante da adversidade. A história diz que quando tudo parecia muito difícil para o povo de Deus, a guerra se levantava e não havia forças para vencer os inimigos, Josafá reuniu o povo nos átrios da Casa do Senhor e orou reconhecendo a soberania divina.
A resposta de Deus foi imediata, o livramento veio a partir da resposta de Deus ao seu povo: “Quando os encontrarem, vocês não precisarão lutar. Fiquem parados ali e verão como o SENHOR Deus salvará vocês. Povo de Judá e moradores de Jerusalém, não se assustem, nem fiquem com medo; marchem contra os inimigos amanhã, pois eu, o SENHOR, estarei com vocês” (2 Cr 20.17). Então o povo se reuniu e se prostrou diante de Deus para adorar.
“Quando as forças do inimigo ameaçavam Judá, Deus falou por intermédio de Jaaziel: ‘Não temais [...], pois a peleja não é vossa, mas de Deus’. Talvez não tenhamos de enfrentar um exército inimigo, mas temos de lutar todos os dias contra as tentações, as pressões e ‘contra as forças espirituais do mal’ (Ef 6.12) que desejam que nos rebelemos contra Deus. Lembre-se de que, como cristãos, temos o Espírito de Deus dentro de nós. Se pedirmos o auxílio do Senhor quando enfrentamos lutas, Ele combaterá por nós. Deus sempre triunfa! Mas o que devemos fazer para que Ele possa lutar por nós? (1) Devemos entender que a batalha não é nossa, mas do Senhor; (2) Precisamos reconhecer as limitações humanas e permitir que o poder de Deus trabalhe em nossos temores e nossas fraquezas; (3) Devemos ter a certeza de que estamos buscando os interesses de Deus, e não apenas satisfazer nossos desejos egoístas; (4) Precisamos pedir o auxílio de Deus em nossas batalhas cotidianas.”
(Texto extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 618).
Converse com seus alunos sobre o dever de orar ao Senhor sempre que uma dificuldade surgir. Muitas lutas e batalhas são perdidas porque não nos lembramos de clamar ao Senhor nas horas de dificuldade. Para reforçar o ensinamento da lição desta semana, sugerimos a seguinte atividade:
Sente-se em círculo com as crianças. Converse com elas explicando o significado da palavra servir. Depois, peça que as crianças citem alguns personagens bíblicos que serviram ao Senhor. Em seguida, pergunte o que elas gostariam de fazer para servir a Deus. Vá anotando tudo em uma folha de papel ofício. Então, diga que podemos servir ao Senhor com as nossas ofertas, com as nossas orações, com o nosso LOUVOR... É muito bom servir a Deus, por isso, devemos servi-lo com alegria. Em seguida, divida a classe em dois grupos, meninos e meninas (depende do número de crianças) e peça que elas completem o quadro. Ganha o grupo que acertar mais vezes e escrever os nomes dos personagens corretamente. Conclua a atividade explicando que servir ao Senhor é muito bom, quando o servimos com alegria, todos ganham. Recite com eles o Salmo 100.2.
 Depois da morte de Moisés, servi a Deus liderando seu povo.                           
 Servi a Deus como profetiza e juíza. 
 Servi a Deus lutando contra os midianitas. 
 Servi a Deus ajudando minha sogra. 
 Servi a Deus lutando contra os profetas de Baal.  
 Servi a Deus ajudando uma viúva que não tinha dinheiro para pagar suas dívidas.  
 Servi a Deus ajudando Naamã a ser curado.  
 Servi a Deus tocando minha harpa. 
Servi a Deus construindo os muros de minha cidade. 
Servi a Deus costurando para os necessitados. 
(Atividade extraída do livro Boas Ideias Para Professores de Educação Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário