segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Lição 02 - 1º Trimestre 2021 - Felizes os que confiam no Senhor - Juniores.

 

Lição 2 - Felizes os que confiam no Senhor 

1º Trimestre de 2021

Texto bíblico: Salmos 84.12; Mateus 6.25-34.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a confiança no Senhor é fundamental para lidar com a ansiedade. Estamos chegando à reta final do ano e neste período é natural que eles estejam ansiosos para concluir os estudos e iniciarem o período de férias. Fato é que a confiança em Deus é uma ferramenta poderosa para lidar com as preocupações da vida. Os discípulos vivenciaram dificuldades durante o período do ministério de Jesus que os deixaram muito ansiosos. Vez por outra, o Mestre os submetia a situações difíceis para testá-los ou mesmo para ensiná-los. Dentre as lições que Jesus ensinou estão o cuidado de Deus com relação às nossas necessidades materiais e a primazia do Reino de Deus na vida do crente (cf. Mt 6.19-34). O mesmo Deus que cuida da sua criação, espera receber a reverência e adoração devida ao seu nome. Ressaltar estes pontos em sala de aula é importante tendo em vista que o relacionamento com Deus é uma via de mão dupla. O Senhor almeja abençoar seus servos, mas também merece a consideração e fidelidade dos mesmos. Afinal de contas, não há outro Deus maior que o nosso Deus.

1. Deus supre as necessidades de seus servos. No Sermão da Montanha, Jesus ensinou várias verdades aos seus discípulos. Durante o exercício da pregação do evangelho, muitas preocupações surgiram na mente dos discípulos. Dentre as maiores preocupações estava aquela que diz respeito ao alimento e à vestimenta, necessidades básicas de sobrevivência para qualquer pessoa (cf. Mt 14.15,16; 6.31,32). Esta era uma dúvida que pairava sobre a mente dos discípulos: como iriam sobreviver apenas pela pregação do evangelho? Como poderiam acolher suas famílias e continuarem o serviço da pregação? Este era um projeto de Deus para a nova comunidade que surgiria futuramente: a igreja. Nela os discípulos de Jesus trabalhariam de maneira unificada e contribuiriam com o sustento um dos outros. Além disso, a obra ministerial seria sustentada pelos irmãos que tivessem condições de apoiar os missionários que estavam no campo (cf. At 2.44,45). De qualquer forma, era um chamado para viver pela fé, confiando na provisão do Senhor. Aproveite a ocasião para reforçar que Deus nos chama para ajudar no sustento da sua obra. Mostre com isso que as nossas ofertas devem ser doadas com amor tendo em vista o avanço do Reino de Deus.

2. A primazia do Reino de Deus na vida do crente. É importante enfatizar umas das principais lições que Jesus ensinou aos seus discípulos neste sermão. Buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça deve ser prioridade de todo cristão (Mt 6.33). Por mais importantes que sejam as outras necessidades, dedicar atenção à causa do Reino é um compromisso que todos os discípulos de Jesus devem estar dispostos a assegurar. Os que querem fazer parte do Reino precisam entender que Deus deve assumir o primeiro lugar em suas vidas. Acontece que muitos buscam apenas receber suas bênçãos, quando na verdade, o que mais importa é ter comunhão com o Deus da bênção. Ensine seus alunos que o Senhor deseja abençoá-los, mas também observa o compromisso deles com a sua santa Palavra.

Confiar em Deus é um grande desafio, ainda mais para aqueles que ainda estão aprendendo a dar os primeiros passos na fé. Seus alunos, certamente estão nesta etapa de aprendizado, e é fundamental que entendam a realidade de modo honesto. Servir a Deus não é fácil e seus alunos devem encarar os fatos como eles realmente são. Viver pela fé é um grande desafio, pois importa ir à contramão do mundo, com suas vontades e oportunidades. Mostre que servir a Deus tem o seu lado prazeroso e recompensador. Os que servem a Deus com comprometimento não ficarão desamparados nem confundidos (cf. Sl 25.3).

Para reforçar a lição desta semana, sugerimos a seguinte atividade: utilize um pano para vendar os olhos de seus alunos. Divida a classe em duplas. Leve para a sala de aula pães, roupas, a Bíblia, frutas, doces e outras coisas materiais que você achar interessante utilizar. Cada dupla terá a sua oportunidade. Um dos alunos da dupla deverá ser vendado e conduzido apenas pela voz do seu amigo. Espalhe os objetos e alimentos sobre as mesas da sala. A regra é clara: o aluno ou aluna vendado não deve tocar nos bens materiais, apenas na Bíblia. Trace um percurso na sala e desenhe um círculo denominado Reino de Deus. A dupla que conseguir concluir o trajeto sem encostar-se nas mesas onde estão as coisas materiais, com exceção da Bíblia, vence a brincadeira. Ao final, distribua as frutas e doces para os alunos. Mostre com a atividade que aqueles que confiam em Deus e buscam o seu Reino em primeiro lugar recebem todas as coisas. 

Tenha uma boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário