quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Lição 04 - 1º Trimestre 2021 - Felizes os que choram - Juniores.

 

Lição 4 - Felizes os que choram 

1º Trimestre de 2021.

Texto bíblico: Lucas 6.21b; Mateus 26.69-75.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos estão convidados a aprender sobre a importância de um arrependimento sincero. O Senhor promete consolar a todos os que choram, a trazer novamente alegria a todos os tristes de Sião, conforme afirma o profeta Isaías (cf. Is 61.1-3). A promessa de consolo é destinada a todos os que se apresentam diante de Deus com sincero arrependimento. O choro não é uma demonstração para Deus de que o pecador está verdadeiramente arrependido e nem deve ser usado para tal objetivo, antes é a consequência de um quebrantamento que já aconteceu no coração arrependido.

Há muitas crianças que tentam convencer seus pais de que estão arrependidos por meio do choro, mas os pais que conhecem seus filhos sabem que o verdadeiro arrependimento conduz a uma mudança de atitude, de comportamento. Da mesma maneira o Senhor conhece os seus servos e sabe quando o choro é sincero. Ele deseja consolar toda e qualquer tristeza que alcançar o coração de seus servos, mas espera também que reconheçam seus pecados quando, de fato, errarem.

O Senhor Jesus prometeu que após a sua ascensão enviaria o Espírito Santo, também chamado de Consolador, a fim de que estivesse conosco sempre para nos orientar e confortar durante a caminhada na fé. Esta é uma oportunidade para você ensinar seus alunos a confiarem no amigo que está presente em todos os momentos. Ele é quem nos conforta nas horas mais difíceis.

A. Um arrependimento sincero. A Palavra de Deus nos ensina que Deus sonda o nosso coração e conhece o que se passa dentro dele. Não há nada encoberto aos olhos do Senhor, nem pensamentos nem sentimentos estão ocultos diante dEle (cf. 139.1-13). Na história de hoje, encontramos Pedro vivendo um dos momentos mais difíceis da sua vida. Mesmo após ser alertado pelo Senhor de que seria tentado a negá-lo três vezes antes de o galo cantar, Pedro não vigiou e acabou pecando contra o seu melhor amigo (cf. Mt 26.33-35,69-75). A Bíblia descreve que Pedro chorou amargamente por haver negado o Filho de Deus. Mas após este episódio, ele se arrependeu profundamente e tornou a obedecer a voz do Mestre: “apascenta as minhas ovelhas” (cf. Jo 21.15-17). A atitude de Pedro revela que ele não apenas chorou amargamente como prova do seu sincero arrependimento, mas também demonstrou um comportamento diferente daquele que antes demonstrara. Pedro amava o Senhor Jesus e desejava honrá-lo na mesma proporção. Ele fizera isso cumprindo a missão que lhe foi outorgada pelo Mestre: apascentar as suas ovelhas. Aprendemos com Pedro que toda a vez que nos arrependemos e trabalhamos pelo bem do próximo, também estamos demonstrando uma mudança sincera e obediente a Deus.

B. O Senhor deseja transformar a tristeza em alegria. A Palavra de Deus apresenta uma promessa firme para todos aqueles que confiam no Senhor: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (cf. Mt 5.4). O Senhor deseja transformar a nossa tristeza em alegria e, para isso, prometeu enviar o Consolador para nos confortar, fortalecer e alegrar o coração. Há muitas pessoas tristes porque não têm um amigo para conversar, alguém para dividir uma dificuldade ou mesmo para desabafar. Mas o Espírito Santo é o amigo de todas as horas, Ele está disponível a ajudar todos os que confiam em Jesus Cristo como Salvador. Ele não nos salva somente da morte eterna, mas também nos livra das calamidades e situações difíceis que pensamos não haver saída. Pedro recebeu uma segunda chance do seu melhor amigo. Tudo o que ele precisava fazer era se arrepender de todo o seu coração e crer que o Mestre cumpriria a sua promessa de que não deixaria seus discípulos sozinhos (cf. Mt 28.20). Depois de reencontrar com Jesus, Pedro reconheceu que precisava amar e dedicar a sua vida completamente ao Senhor. Da mesma maneira, quando nos arrependemos dos erros que cometemos, devemos dedicar nossas vidas integralmente ao Senhor, crendo que o pecado ficou para trás e que o Senhor torna nova todas as coisas (cf. 2 Co 5.17).

Considere a história bíblica de hoje e apresente-a aos seus alunos como um exemplo de verdadeiro arrependimento. Mostre aos seus alunos que, assim como Pedro recebeu uma nova chance de fazer o que é correto, o Senhor também concede uma nova oportunidade a cada um de nós de tornarmos a fazer a sua vontade. E para fixar o ensinamento da aula de hoje, prepare cartões com frases expressam os erros cometidos por personagens bíblicos e cartões com frases que mostram o seu arrependimento. Prenda fita adesiva no verso do cartão e fixe no quadro aleatoriamente. Os alunos deverão organizar, lado a lado, o nome do personagem, seu comportamento antes da fé e seu comportamento depois da fé. Você pode utilizar outros nomes que achar interessante.

Mentiu para seu pai e seu irmão — JACÓ — se arrependeu e pediu perdão ao irmão.

Foi um rei idólatra — MANASSÉS — se arrependeu e reedificou o altar do Senhor. 

Negou Jesus — PEDRO — se arrependeu e declarou seu amor pelo Mestre.

Perseguia os cristãos — PAULO — pregou o evangelho, sofreu prisões e açoites, mas cuidou da igreja.

Foi incrédulo — TOMÉ — creu no Senhor Jesus e persistiu na pregação do evangelho.

Boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário