quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Lição 04 - 1º Trimestre 2021 - Confrontando a nossa Natureza - Adolescentes.

 

Lição 4 - Confrontando a nossa Natureza 

1º Trimestre de 2021

TEXTO BÍBLICO: Gálatas 5.16-26

ESBOÇO DA LIÇÃO   
1. O CONFRONTO COM A NOSSA NATUREZA   
2. FRUTO DO ESPÍRITO X OBRAS DA CARNE   
3. A MANIFESTAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO

OBJETIVOS
Conscientizá-los sobre a permanente luta entre a carne e o Espírito;
Descrever os resultados de uma  vida dominada tanto pela carne quanto pelo Espírito;
Convocá-los a uma vida frutífera diante de Deus e dos homens.

O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE

Marcelo Oliveira

Quem de nós não tem uma luta interna consigo mesmo? Quando nos achamos tentados, percebemos mais claramente a guerra sobre o controle da nossa mente? Quem a controla? A Carne? Ou o Espírito?

Segundo o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, a palavra concupiscência significa expressamente “desejos físicos”. Por isso, deixe claro que o termo significa a expressão dos desejos lascivos que assediam a mente humana. É a velha natureza manifestando as ações do “velho homem”, suas piores ações e abominações. É uma tragédia quando as obras da carne dominam e toma o lugar de toda a pureza, retidão e santidade.

Quem domina a mente humana?

Na luta entre quem dominará a mente humana, se o Espírito ou a Carne, se percebe a necessidade da mortificação da Carne. Algo que se torna possível somente por intermédio do Espírito Santo. Quando não há mais a comunhão com Deus, o compromisso de buscá-lo de todo o coração e mente, o ser humano se torna incontrolável, sem qualquer referência de santidade. Por isso, a Palavra de Deus nos diz que devemos levar “cativo todo entendimento à obediência de Cristo” (2 Co 10.5). Permitindo que Ele seja soberano em nosso pensamento, vontade e ação. Ora, Cristo é o Senhor em todas as áreas da nossa vida. Não há uma só área que não deva ser dirigida e dominada por Ele.

Preservando o Caráter

Não é fácil preservar o caráter íntegro em Deus. Os convites são muitos, as propostas são diversas e as tramas realizadas são inúmeras para nos afastar do propósito do Evangelho em desenvolver a vida segundo a perspectiva do Reino de Deus. Infelizmente, não por acaso, assistimos muitos ícones, pessoas anônimas também, degradarem o caráter que um dia foi forjado para glória de Deus. O apóstolo Pedro nos mostra como isso acontece: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.  Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. [...] O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama” (2 Pe 2.20-22). Esse processo não começa da noite para o dia. Ele se dá paulatinamente, aos poucos, quando menos se percebe “o cão voltou ao seu próprio vômito”. (Texto extraído da revista Ensinador Cristão, editada pela CPAD.)

Boa Aula!

Flavianne Vaz
Editora responsável pela Revista Adolescentes da CPAD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário