quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Lição 02 - 4º Trimestre 2018 - Não Caia na Conversa do Ímpio - Juvenis.

Lição 2 - Não Caia na Conversa do Ímpio 

4º Trimestre de 2018
“Guarda-me, ó SENHOR, das mãos do ímpio e guarda-me do homem violento, os quais se propuseram desviar os meus passos” (Sl 140.4).
ESBOÇO DA LIÇÃO
  1. PARA SER SÁBIO É PRECISO PRIMEIRO TEMER A DEUS
  2. ESCUTE O QUE SEU PAI ENSINA E PRESTE ATENÇÃO NO QUE SUA MÃE DIZ
  3. SE HOMENS PERVERSOS QUISEREM TENTAR VOCÊ, NÃO DEIXE
OBJETIVOSExplicar a necessidade de ouvir os conselhos bíblicos.
Apontar que não é errado ser tentado, mas quem cai na tentação, peca.
Conscientizar os alunos de firmarem um compromisso de não cair em tentação.
     Querido (a) professor (a), como tem sido seu preparo para dar aula aos seus juvenis?! Compreendemos que nossa rotina é cada dia mais repleta de compromissos e nós temos que dar conta de inúmeras tarefas e responsabilidades. Contudo, não deixe de reservar um espaço na sua agenda para ler sobre o tema das aulas e orar pelos seus alunos.
    Como sempre dizemos aqui, é crucial que seus ensinamentos estejam, antes de tudo, coerentes com sua conduta diária. Por isso, antes de preparar qualquer aula, ouça a voz do Espírito Santo ministrando as lições primeiramente ao seu coração. O Mestre precisa ser o reflexo de seu ensino e vice e versa.
    Não nos esqueçamos que muitos fariseus, excelentes doutores da Lei, falharam com Deus não quanto ao conhecimento ou até mesmo prática das Escrituras, mas ao não se autoavaliarem quanto a motivação desta  prática. Como disse o apóstolo Paulo:
    “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
     E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
     E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” (1 Coríntios 13.1-3).
     Portanto, com suas palavras e exemplo, comunique aos seus alunos a importância de acatarmos de todo coração à Palavra de Deus, e praticá-la com o amor que é devido a Deus e ao próximo.
     Explique-os que o significado de ímpio vem de “im–piedade”, isto é, falta de piedade, amor, misericórdia e compaixão pelo sofrimento alheio – tudo o que é contrário a vida e ensino de Jesus Cristo.
    “[...] E um deles (fariseus), doutor da lei, interrogou-o (Jesus) para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento da lei?  
     E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
     Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.35-40).
    Conclua, frisando que, portanto, se quisermos nos manter obedientes a toda a Escritura Sagrada, precisamos nos guardar da impiedade.
    O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário