segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lição 14 - 3º Trimestre 2018 - Jesus Aparece aos Seus Discípulos - Pré Adolescentes.

Lição 14 - Jesus Aparece aos Seus Discípulos

3º Trimestre de 2018
Texto bíblico: João 20.19—21.17.
Prezado(a) professor(a),
Esta é a última lição do trimestre e, certamente, seus alunos aprenderam muitas verdades sobre o evangelho de João. Nesta última lição, seus alunos estão convidados a estudar com maiores detalhes o momento em que Jesus apareceu aos seus discípulos. Muitos pensam que Jesus apareceu uma única vez após haver ressuscitado, porém a Bíblia relata pelo menos mais cinco aparições. Dentre elas está o episódio citado no evangelho de João, quando o Mestre aparece aos seus discípulos junto ao Mar de Tiberíades. Naquela ocasião o Senhor tem uma conversa muito franca com o apóstolo Pedro e o testa para ensiná-lo uma importante lição a respeito do amor. O cuidado de Jesus pelos seus discípulos é maravilho e o seu amor não muda. O Mestre precisava aproveitar aquela ocasião para restaurar o coração de Pedro que ainda se encontrava entristecido por haver negado o Senhor no momento que antecedeu a sua condenação. Este episódio nos ensina grandes lições sobre o nosso relacionamento com o Mestre. O Senhor conhece os que são seus e intercedeu para que nenhum deles viesse a se perder (cf. Jo 17.15-21).
1. O amor de Jesus é contínuo. O amor do Mestre por seus discípulos não se resumiu ao período de seu ministério terreno. Mesmo após ser abandonado por eles durante o momento de sua prisão, o evangelho de João relata que Jesus Cristo os amou enquanto estava neste mundo e os amou até o fim (Jo 13.1). Ainda depois de ressurreto, Jesus reencontra os seus discípulos e lhes faz uma promessa: que estaria com eles todos os dias, até o fim dos tempos (cf. Mt 28.20). O comprometimento do Mestre com seus discípulos mostra que Ele os conhecia profundamente e sabia que não poderiam suportar morrer com Ele naquele momento trágico da sua condenação. Por esse motivo, a aparição de Jesus ressurreto, inclusive com a presença de Tomé, expressava que o Senhor não queria deixar nenhum deles de fora da promessa. Antes, era uma demonstração de cuidado e fidelidade com aqueles que Ele havia convocado para anunciar o evangelho até os confins da terra (cf. Jo 15.16-19).
2. A necessidade de restauração. O caso de Pedro demandava maiores cuidados, pois ele havia sido o único discípulo que se aproximara de Jesus durante o momento do seu julgamento. Nenhum deles estava preparado para morrer juntamente com o Mestre. Ademais, aquela hora era propicia para que o Messias fosse julgado e condenado, porquanto para isso Ele havia sido enviado ao mundo (cf. Jo 18.37). Isso não justifica o fato de que Pedro não deveria ter negado o seu Senhor, mas revela os limites da natureza humana. Jesus o conhecia muito bem e sabia do seu amor, mas ainda era preciso que Pedro aprendesse uma última lição. Depois da refeição à beira da praia, junto ao Mar de Tiberíades, Jesus pergunta a Pedro se ele o amava. Após afirmar três vezes que sim, que o amava, Jesus reforça a lição: “apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21.15-17). O cuidado para com o rebanho do Senhor e a incumbência de iniciar os trabalhos da igreja primitiva estavam sobre os ombros de Pedro, uma grande responsabilidade que o apóstolo encarregou-se de cumprir fielmente.
O apóstolo Pedro recebeu um perdão sem igual da parte do Senhor. Este mesmo amor ainda se encontra à disposição de todos os servos de Deus, mesmo quando cometem alguma falha. Aproveite a ocasião e converse com seus alunos sobre o comportamento de Pedro. Pergunte se alguma vez eles já se sentiram como Pedro, indigno de ser amado por Jesus e inapto para atender ao chamado divino. Mostre à classe que o nosso Deus é misericordioso e trabalha para que estejamos capacitados a cumprir a sua vontade. Talvez alguns de seus alunos tenham negado o Mestre em alguma ocasião e isso trouxe muita tristeza. Reforce que o Senhor continua a amá-los e deseja que eles aprendam a amá-lo e sejam fiéis também.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário