segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lição 14 - 3º Trimestre 2018 - Um Viajante Bondoso - Primários.

Lição 14 - A História de um Viajante Bondoso

3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que devemos amar e cuidar de todos, sem discriminação, como queremos ser amados e cuidados.
Ponto central: Jesus nos ordena a amar a todos como a nós mesmos.
Memória em ação: “[...] Ame os outros como você ama a você mesmo” (Gl 5.14b).
     Querido (a) professor (a), chegamos ao final de mais um trimestre e que histórias e lições ricas pudemos estudar ao longo desse período. Apesar das dificuldades, você foi usado (a) por Deus para semear preciosas sementes. Não turbe o seu coração, pois o crescimento e o frutificar delas são com o Senhor (1 Co 3.7). Apenas seja perseverante em continuar realizando a obra que Ele lhe confiou!
     Aproveite o final do trimestre, e previamente faça uma decoração espalhando pela sala o visual das demais histórias contadas nas aulas anteriores. Faça uma brincadeira tipo “galinha choca”, “adoleta” ou outra do tipo para que aleatoriamente uma criança escolhida identifique por meio da cena do visual de qual parábola se trata e a lição que aprendeu com ela. Esta é uma forma de recapitulação e memorização divertida, além de enfatizar ainda mais os valores que Jesus ensinou em cada história.
    Esta última parábola narrada em Lucas 10.25-37 é particularmente uma das minhas preferidas. Ela basicamente frisa a principal mensagem de Jesus: amar a Deus no próximo (Mt 22.39,40). E, sobretudo explica quem é este próximo, justamente a pessoa que lhe for mais “odiosa”.
     Um bibliólogo certa vez explicou a profundidade do arquétipo do “samaritano”, estrategicamente escolhido por Jesus. Em 722 a. C. o reino da Samaria foi vencido e o povo levado para a Assíria em cativeiro, onde casaram com povos pagãos, o que era proibido pela lei de Moisés. Por isso, ao longo dos séculos o povo de Jerusalém odiava os samaritanos, não os considerando mais judeus por eles terem se misturado. Tal expositor da bíblia, questionou para contextualizar essa lição narrada por Jesus, quem hoje são “os samaritanos” dos crentes? Os homossexuais, as prostitutas, traficantes, assassinos, presidiários, os do partido político A ou B ... ?
    E para você, quem seria a pessoa mais digna de ser desprezada, punida, odiada ou excluída? Segundo Jesus, é essa o seu “samaritano”, o seu próximo, a quem você deve amar tão profundamente como a si mesmo. E não apenas em palavras, mas principalmente com AÇÕES! Reflita sobre a grandeza desta lição contada (e vivida!) pelo Rabi, o Mestre dos mestres e analise-se, veja se a tem praticado em seu viver cristão, em seu discurso e prática.
    Como dissemos no subsídio anterior, em nossa nação hoje, vivemos dias extremamente conturbados, onde discursos de ódio e violência são aceitos e aclamados até mesmo nos púlpitos das igrejas, sob suposta “defesa” da fé, da família, da moral e dos bons costumes. Não se deixe enganar. A Palavra nos foi dada, estão aí os Evangelhos nos mostrando que os fariseus, isto é, os “crentes” da época do ministério terreno do Messias, faziam o mesmo, usavam as Escrituras como pretexto para todo tipo de maldade e falta de compaixão com o próximo. Ao que Jesus lhes disse:
    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
    Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade” Mateus 23.27,28.
  Estes mesmos Evangelhos nos mostram também o caráter amoroso de Jesus Cristo – severo com os religiosos (Mt 12.34; 23.14-33), mas mui misericordioso para com os excluídos, marginalizados, tidos por “escória” de sua sociedade (Lc 5.27-32; 7.37-50).
   Lembre-se: “Toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’” (Gl 5.14).
   Nada que você faça – ainda que seja por zelo pela Palavra, seja pela moral, família, bons costumes ou mesmo pela fé –, terá qualquer valor para o Senhor se não tiver AMOR (Cf Mt 25.35-45; 1 Co 13).
    Que o Deus lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário