Lição 3 - Joquebede, uma Heroína Corajosa
4º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus abençoa quem tem fé e coragem.
Ponto central: Deus abençoa quem age pela fé.
Memória em ação: “Confie no Senhor. Tenha fé e coragem” (Sl 27.14).
Querido (a) professor (a), primeiramente, parabéns pelo Dia do Mestre, celebrado esta semana. Que o maior de todos eles, o nosso Rabi, continue lhe abençoando e capacitando para essa tão nobre e necessária vocação. Nossas congratulações pela sua fé de abraçar tal missão. Fé e coragem, que são justamente os focos da nossa próxima lição.
É interessante meditarmos sobre a heroína desta próxima lição. Ela desafiou o Governo mais poderoso de sua época, o Egito. E sob o risco de tortura, prisão ou até morte. Quando pensamos em tal feito, assim como o de tantos outros heróis e heroínas, tendemos a imaginá-los quase como “lendas”, uma classe superior de seres humanos. Mas o que os fizeram “extraordinários”, isto é, muito além da média, não foi a ausência de medo ou alguma habilidade e característica que os diferenciasse de qualquer um de nós. Pelo contrário, eles eram sujeitos às mesmas fraquezas (Cf. Tg 5.17).
A diferença é que, no Senhor, eles não deixaram que elas os paralisassem. Sabiam que por maior que fosse o risco ou o temor, o Deus Todo-Poderoso, o Senhor dos Exércitos é incomensuravelmente, indescritivelmente, infinitamente superior. Sei que pode soar “clichê”, porém, é a mais pura verdade. Diante dos desafios e problemas mais gigantes precisamos mostrar a eles o tamanho do Deus a quem servimos. Você tem feito isso, professor?! Se não, seja sincero para com o Senhor e peça-o a coragem e desfecho da história de Joquebede. E por que não fazer esta mesma oração com sua turma. Mostre-os que até mesmo você, herói e heroína para eles, também vacila, teme e precisar voltar e depender do Senhor.
Na fase da infância os medos podem ser direcionados para coisas menos abstratas, mais concretas, mas não diminua o temor de seus primários. Ao contrário, valide-os, explicando que não importa o quão invencíveis eles pareçam, no Senhor, podemos vencê-los. Enfatize que coragem não é sobre não ter medo, mas a fé no Senhor de mesmo temendo enfrentá-lo!
Converse com sua classe sobre os seus temores, sempre com muito tato, empatia e sensibilidade para identificar e ajudar em problemas mais graves. Em seguida, orem juntos por cada temor apresentado, declarando que no Senhor todos eles serão ultrapassados!
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário