segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lição 14 - 3º Trimestre 2018 - Desenvolvendo a Sua Salvação - Juvenis.

Lição 14 - Desenvolvendo a sua Salvação

 3º Trimestre de 2018 
“[...] assim também operai a vossa salvação com temor e tremor” (Fp 2.12b)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. QUEDA E REDENÇÃO
2. DESENVOLVENDO A SALVAÇÃO
3. VIVENDO DE MODO DIGNO DA SALVAÇÃO

OBJETIVOS
Aprender que é necessário operar a nossa salvação.
Conhecer quais são as marcas de um legítimo cristão, que vive de modo digno da sua salvação.
     Querido (a) professor (a), chegamos ao final de mais um trimestre e que tema especial pudemos estudar ao longo desse período. Você foi usado por Deus para semear uma preciosa semente. Não turbe o sue coração, pois o vingar dela, da germinação ao crescimento, é com o Senhor de tudo (1 Co 3.7). Apenas seja perseverante!
     A faixa etária de seus juvenis é quando muitos tomam a decisão não apenas de aceitar o presente da vida eterna em Cristo, como também de se esforçar para viver de modo condizente com ele. É muito importante explicá-los que não há absolutamente nada que possamos fazer ou deixar de fazer para nos tornar merecedores de tal dádiva, que é favor totalmente imerecido (Ef 2.8,9).
     Muitos tentam fazer os juvenis serem obedientes à Palavra e conduta cristã por meio de ameaças, medo de irem para o inferno ou mesmo de receberem alguma punição por parte de Deus ainda hoje, no presente. Quem nunca ouviu um crente dizer: “Deus vai pesar a mão sobre você”? A verdade é que todo esse discurso nada tem a ver com os do próprio Jesus (Mt 11.30).  Sobretudo tratando-se de fidelidade, não há coisa alguma mais poderosa do que o amor, gratidão e respeito, muito menos o medo. Como o apóstolo dos gentios bem disse, sem amor, NADA – por mais grandioso ato de fé e obediência que pareça –, tem qualquer proveito aos olhos do Todo-Poderoso (1 Co 13.1-3).
    Se nem nós, seres humanos, queremos ser “amados” ou mesmo receber qualquer “afeto” por causa do medo ou interesse alheio em conseguir algo de nós, imagina o Senhor?! 
     A fim de lhe preparar ainda mais e inspirar para tal conversa com os seus juvenis, segue abaixo um artigo do nosso saudosíssimo Pr. Antônio Gilberto, publicado outrora no CPAD News.
A Doutrina da Salvação
A salvação é uma obra inteiramente independente de nossas obras, esforços e méritos. Contudo, o homem tem certas condições a cumprir. Essas condições são a fé, o arrependimento e a confissão.
Fé é a confiança em Deus. Ela se ocupa com Deus, assim como o arrependimento ocupa-se com o pecado e o remorso. A fé divisa a misericórdia divina, quando toma-se a mão para receber a salvação (Ef 2.8).
O arrependimento honra a Lei de Deus. Mas, tanto a fé como o arrependimento vêm graciosamente de Deus, para que o homem não tenha de que gloriar-se (At 5.31; Rm 2.4; 12.3; 10.17; At 11.18; Fp 2.13; 2Tm 2.25; Ez 36.27 e Jr 31.3). Bem disse o profeta Isaías que Jeová é a nossa salvação (Is 12.2).
A fé e o arrependimento devem acompanhar o crente em toda sua vida. O primeiro é indispensável ao recebimento das bênçãos; o segundo fá-lo zeloso para pureza. O crente que sabe arrepender-se e humilhar-se aos pés do Senhor é um grande vencedor. Quanto à fé, notemos uma coisa: ela somente opera através do amor (Gl 5.6; Ef 6.23; 2Tm 1.13 e 1Tm 5.8). Há por aí os que se dizem cheios de fé, porém sem qualquer dose de amor divino. É uma anomalia, uma decepção, uma negação da verdade (1Co 13.2).
No tocante à salvação, confissão significa confessar publicamente a Cristo como Salvador. Após crer com o coração (Rm 10.10a), é preciso confessar ou declarar que agora é crente (Rm 10.9-10). Crer Nele sem confessá-lo é flagrante covardia; confessá-lo sem nEle crer é hipocrisia.
Expliquemos: a salvação é uma dádiva ou presente de Deus para nós (Ef 2.8; Tt 3.3 e Rm 6.23). Suponhamos que alguém te ofereça um grande e rico presente, porém suas mãos estão ocupadas com uma porção de objetos inúteis e sem valor, e não queres largar essas coisas para receber esse presente, recusando-o assim. O mesmo acontece em relação a Deus e à Sua salvação. Mas, suponhamos que tu largues tudo e aceites o presente. Nada mereces pelo fato de estenderdes a mão para receber o presente, mas, ao fazer assim, satisfazes a condição para receber essa dádiva. O mesmo se dá em relação à salvação.
    O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário