segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Lição 08 - 3º Trimestre 2019 - O Grande Barco de Noé - Maternal.

Lição 8 - O Grande Barco de Noé

Objetivo da lição: Suscitar na criança a obediência e a fidelidade a Deus.Objetivo da lição: Suscitar na criança a obediência e a fidelidade a Deus.

Para guardar no coração: “[...] Noé vivia em comunhão com Deus.” (Gn 6.9)


Mensagem ao professor

“Quando uma criança coloca a mãozinha na sua, essa mão bem pode estar pegajosa de sorvete de chocolate, ou suja, por ter o seu dono andado brincando com o cachorro. Pode haver uma verruga no lado de dentro do polegar, ou um curativo cobrindo uma feridinha no anular. Mas a coisa mais importante dessa mãozinha é que ela contém o futuro. Essas são as mãos que um dia poderão segurar uma Bíblia ou um revolver; tocarão muito bem o órgão da igreja, ou farão rodar as máquinas de jogos, que roubam o sustento de mulheres e crianças; tratarão com ternura as feridas de um leproso, ou tremerão com o resultado da degeneração que o álcool produz no cérebro humano. Agora, essa mãozinha está entre as suas. Está pedindo auxílio e direção. Ela representa uma personalidade, um indivíduo que deve ser respeitado como tal, e cujo crescimento diário é sua responsabilidade” (Moody Monthly).

Perfil da criança
Uma das características mentais da criança de 3 e 4 anos, de grande importância na sua formação espiritual, é a sua credulidade.
Ela acredita facilmente no que lhe dizem, ao contrário dos adultos que, em pleno uso da faculdade da razão, a tudo questionam. O coração infantil não tem dificuldade para crer no nascimento, morte e ressurreição de Jesus, e a criança mostra-se pronta a receber a Cristo como seu Salvador pessoal, tão logo alguém lhe apresente o caminho da salvação. Talvez este seja um dos motivos de Jesus haver frisado a necessidade de um adulto tornar-se criança para entrar no reino do Céu (Lc 18.17). Conforme afirmou o pastor e mestre Antônio Gilberto, “a alma da criança é como massa de modelagem: a forma que se der, essa fica; o que for ensinado será aceito e crido sem discussão”.
Por outro lado, esta credulidade pueril pode ser explorada para o mal, levando-se a criança a crer em ídolos e vãs filosofias. É grande, portanto, a responsabilidade dos professores e pais cristãos em conduzir os pequeninos pelo caminho eterno. Cuide também de jamais mentir a uma criança, para mais tarde não perder diante dela a credibilidade” (Marta Doreto).

Oficina de ideias

“De mãos dadas, brincando de roda, as crianças cantam:

Lá na arca de Noé, todos cantam, todos cantam
Lá na arca de Noé, todos cantam e eu também.
Querem ouvir como faz o boi?
Querem ouvir?
O boi faz assim: muuuu.

Vá mudando o nome do animal para que elas o imitem” (Marta Doreto).

Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história de Noé que se encontra em Gênesis 6.1—7.9.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!


Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Nenhum comentário:

Postar um comentário