segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Lição 09 - 3º Trimestre 2019 - Refeições Garantidas - Primários.

Lição 9 - Refeições Garantidas

Objetivo: Que o aluno saiba que Deus cuida do amanhã e, portanto, não devemos nos preocupar.Objetivo: Que o aluno saiba que Deus cuida do amanhã e, portanto, não devemos nos preocupar.
Ponto central: Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida!
Memória em ação: “[...] Não fiquem preocupados com o dia de amanhã [...]” (Mt 6.34).

Querido(a) professor(a), quantos devocionais já não lemos e ouvimos acerca da provisão divina no deserto?! Maná, água, sombra de dia sob o sol escaldante e fogo para aquecer nas noites frias... São inúmeras as possíveis analogias de tal cenário com as nossas vidas, nossas lutas e necessidades. E da mesma maneira, vemos a provisão do Senhor em cada etapa da jornada. Contudo, ainda assim nós reclamamos, tememos, nos preocupamos.
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que, agora, já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
[...] Acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado. (Romanos 7.14-25)

Ao se preparar para uma aula, é crucial buscar ouvir pessoalmente a voz do Espírito Santo, permitir que a Palavra a ser ensinada, primeiro opere e gere frutos em você. É importante sermos honestos conosco mesmo e com as crianças. Nessa faixa etária as crianças já têm muitas preocupações – ainda que com questões infantis, da idade – e também já sabem o quanto é difícil não ficar ansiosa pelo amanhã. Se até para nós, adultos, o é assim, imagine para os pequeninos, sempre tão eufóricos?!
Por isso, além de pôr em prática o conteúdo sugerido pela sua revista, aqui propomos uma dinâmica. Ao final da lição pergunte quem confia totalmente mesmo em Jesus e não se preocupa. Sonde-os e os instigue a se abrirem sobre o assunto. Observe cada criança. Essa conexão é muito importante. Elas poderão desejar se abrir com você, caso vivenciem alguma experiência difícil ou dolorosa. Após esse momento de bate-papo, vamos à “prática”. Diga que você representará Deus e uma de cada vez deverá virar de costas para você e se lançar nos seus braços sem se apoiar nos pés, como se desmaiasse. Você precisa estar bem firme para amparar as crianças. Muitas não conseguem confiar. É uma dinâmica com muitas lições. Finalize reforçando que Deus cuida do amanhã e de cada uma das nossas necessidades, portanto,invés de nos preocupar, podemos nos entregar e confiar.


Deus te abençoe e capacite. Boa aula!


Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário