sexta-feira, 1 de junho de 2018

Lição 10 - 2º Trimestre 2018 - Caráter: A Melhor Herança - Adolescentes.

Lição 10 - Caráter: A melhor herança

2º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Lucas 12.13-21.

OBJETIVOS:
Conceituar caráter;
Explicar sobre a herança material e espiritual;
Alertar sobre o perigo da avareza.

Olá caro(a) professor(a),
A lição desta semana trata a respeito do caráter como um bem inegociável que recebemos como herança. Há muitos que preferem dizer que as riquezas são as maiores heranças que nossos pais ou ascendentes podem deixar para nós. Entretanto, o que adianta adquirir tantas riquezas e não possuir a sabedoria para administrá-las corretamente? A Palavra de Deus nos ensina que a maior herança que podemos receber de nossos pais é o caráter. Podemos adquirir várias riquezas ao longo desta vida, todavia, só saberemos valorizá-las se tivermos um caráter inclinado a seguir o que é correto.
O caráter, de acordo com o Dicionário Houaiss, significa “conjunto de traços psicológicos e/ou morais que caracterizam um indivíduo ou um grupo”. Quando falamos de caráter estamos falando de formação. O caráter de cada individuo é formado a partir da educação que recebem dos pais, assim como da influência que recebem em contato com os amigos, parentes, vizinhos, etc. O caráter de uma pessoa é conhecido a partir das atitudes, ações e reações. A maneira como decide e se relaciona com as pessoas definem o caráter e, por isso, podemos concluir que por esses aspectos é possível identificar se uma pessoa tem bom ou mau caráter. Não que o nosso objetivo seja fazer juízo de valor a respeito das ações e conduta das pessoas, porém a Bíblia nos ensina que é por meio dos frutos que conhecemos a árvore (cf. Mt 7.17-20).
De outro modo o pastor Jamiel Lopes na obra Teologia Pastoral (2017, p. 70) define da seguinte maneira o caráter:
O termo caráter vem de um verbo grego que significa gravar. É muitas vezes usado como sinônimo de personalidade. Caráter é a marca de uma pessoa — seu padrão de traços ou seu estilo de vida. É aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados. [...] Com o passar do tempo, o termo caráter foi adquirindo uma conotação específica diferente do seu sentido original de gravação. Hoje, quando se fala em caráter, há uma tendência de se supor um padrão moral de valor.
Com base nestas definições podemos entender que há aspectos em nosso ser que podem ser moldados de acordo com a influência que recebemos. O evangelho atua justamente com essa capacidade na vida da pessoa que o recebe. À medida que o pecador se arrepende dos seus pecados, experimenta de um novo nascimento que implica na mudança de caráter, isto é, uma mudança na forma como a pessoa age e reage às diversas circunstâncias, sejam estas provações ou tentações.
Considere as observações apresentadas na lição de hoje e pergunte aos seus alunos: que caráter eles têm demonstrado a partir do conhecimento que possuem sobre o evangelho? Que impacto as verdades bíblicas têm trazido sobre a vida de cada um deles?
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário